Crianças mostram resultado do 'Cantar-o-lar 3' no Schivasappa

O projeto de arte-educação da rede municipal usa a música de uma forma multidisciplinar para falar de cidadania e meio ambiente

Bruna Lima
fonte

Há quatro anos levando conhecimento e cidadania para crianças e adolescentes do ensino infantil e fundamental por meio da música, o instrumentista e músico Salomão Habib lança o terceiro CD e DVD do projeto Cantar-o-lar, nesta terça-feira, 15, dia do professor, no teatro Margarida Schivasappa, às 19h. A entrada é gratuita.

Crianças de oito corais formados dentro de escolas públicas do município de Belém, incluindo as regiões das ilhas, vão mostrar o que aprenderam por meio do projeto. Salomão Habib, que trabalha há 30 anos com a arte-educação, explica que em 2016 recebeu apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação para trabalhar com as crianças e educadores de forma multidisciplinar.

Nesse projeto a música serve como meio para falar de cidadania, meio ambiente, história e literatura e incentivar nos alunos o interesse pela arte e ajudar nos benefícios do aprendizado. 'A música carrega essa tarefa multidisciplinar de proporcionar conhecimento e cidadania por meio da arte", diz Salomão Habib.

Na apresentação desta terça-feira, as crianças vão apresentar o trabalho executado no ano passado, que resulta no Cantar-o-lar 3. Nessa edição, Salomão Habib passou por oito escolas da rede municipal, onde incluiu também alunos com paralisia e entre outras deficiências. "Desde 2016 a gente finaliza o trabalho com a apresentação dessas crianças, pois é uma forma de melhorar a auto-estima deles e também de mostrar ao público grandes talentos", explica Habib.

O músico passa um mês em cada escola e no final além da apresentação também elabora um arquivo de áudio-visual em formato de documentário, onde alunos, professores e familiares comentam a respeito do projeto. Em 2019, o Projeto Cantar-o-Lar, chega em seu quarto ano de atividades de educação através da música, contou com a participação de alunos, 128 professores além de diretores e coordenadores de 10 escolas da rede pública municipal de ensino, nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

Do início do projeto até hoje o Cantar-o-lar já atingiu 8.400 crianças e a cada ano o músico pretende expandir e aprimorar para que mais crianças tenham contato com o universo da arte de um modo geral. "Depois de passar um mês em cada escola no contato com os alunos, professores e familiares, nós deixamos uma cartilha para que os próprios docentes deem continuidade, esse é o legado do Cantar-o-lar", pontua Habib.

O projeto é chancelado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, apoio este concedido por tratar-se de um projeto de inclusão destinado a jovens e crianças.  

Agende-se:

Lançamento "Cantar-o-lar 3"
Data: terça-feira, 15, às 19h
Local:  Teatro Margarida Schivasappa
Entrada gratuita

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA