Ceumar realiza show solo em Belém
A apresentação será nesta terça, 18, no sesc Ver-o-Peso, às 19h.
A cantora, compositora e violonista mineira Ceumar realiza a primeira apresentação solo em Belém nesta terça-feira, 18, no Sesc Ver-o-Peso, às 19h. Após duas participações em shows de Nilson Chaves, em Belém, nos lançamentos dos álbuns “Maniva”, em 2006, e “Segue o Barco”, no último sábado, 15, Ceumar fará uma apresentação de voz e violão que vai passear pelo repertório dos oito álbuns da carreira, incluindo o recente “Espiral”, de 2019.
“Vai ser um show para cantar junto”, conta a artista que também é amiga do compositor Joãozinho Gomes e do músico paraense Leandro Medina – este, residente em São Paulo –, além de se declarar “fã” do Trio Manari (Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Benigno) e te ter se aproximado mais recentemente de outros artistas da terra, como Aíla e Manoel Cordeiro. “Amo aqui (Belém)”.
“Já tenho uma afinidade com as pessoas daqui. O Nilson é uma referência pra mim. Ele me apresentou as primeiras imagens de Belém e da Amazônia, através das músicas dele”, revela. Os dois gravaram juntos a canção "Meu Lundu" (Maniva). No show do cantor paraense, no último sábado, Ceumar foi aplaudida e viu o público cantar junto um de seus sucessos. “Foi mágico. Só a música torna possíveis esses encontros”.
Além dos amigos paraenses, Ceumar é encantada pela gastronomia local. Já provava as iguarias na casa do amigo Leandro Medina, em São Paulo e, na atual estadia em Belém, não deixou de ir ao Ver-o-Peso comprar camarão e castanha-do-pará. “Aprendi a tomar açaí com peixe. Adorei a tapioquinha de coco molhada”.
Trajetória
Com 22 anos de carreira, Ceumar lançou o primeiro álbum, “Dindinha”, sob a produção de Zeca Baleiro, em 1999. O projeto foi aclamado pelo público e acabou sendo relançado em 2012. Outros álbuns dela foram “Sempre viva!”, de 2003; “Achou!”, este em parceria com Dante Ozzetti, de 2006; “Meu Nome”, de 2019.
“Live in Amsterdam”, de 2010, foi lançado no país em morou por seis anos. Nesse período, Ceumar circulou com shows e performances também pela Alemanha, Bélgica e Hungria. Depois veio o álbum “Silencia”, de 2014, que foi pré-selecionado pelo Prêmio da Música Brasileira entre os melhores álbuns na categoria MPB; seguido de “Viola Perfumosa”, de 2018, na volta ao Brasil.
Já em “Espiral”, lançada pelo selo Circus com produção de Fábio Pinczowiski e direção artística de César Lacerda, Ceumar reúne as sonoridades de um “mundo sem fronteiras” inspiradas na inquietudes da cantora que resultaram em um projeto diferenciado dos álbuns anteriores, mas com a identidade musical da artista mineira.
A turnê de Espiral foi tumultuada pela pandemia e está sendo retomada por Ceumar.
Agende-se:
Show “Espiral”, de Ceumar
Dia: Terça-feira, 18
Hora: 19h
Local: Auditório do Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina)
Entrada franca para trabalhadores do comércio e dependentes
Ingressos para estudantes e idosos a R$ 2,50 (meia) e para o público em geral, R$ 5,00 (inteira).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA