CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cantora lança álbum de MPB com acessibilidade e audiodescrição

Luiza Caspary disponibiliza 'Mergulho' em seu canal no Youtube, com direito a clipe com a participação de Jair Oliveira

Foi a influência materna que direcionou o trabalho da Luiza Caspary na música acessível. Com o objetivo de fazer música a pessoas surdas e ensurdecidas, ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade para aprender a Língua Brasileira de Sinais, a artista lançou seu primeiro videoclipe com propósito inclusivo em 2011: ‘O Caminho Certo’, o primeiro com audiodescrição feito por um artista brasileiro.

Por este trabalho e o fato de ter um site acessível, Luiza foi premiada durante as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, pela W3C, organização responsável pelas diretrizes de acessibilidade da internet.

Em seu segundo álbum, intitulado “Mergulho”, que conta com nove canções autorais, entre elas: Bem-Vindo (com participação de Jair Oliveira), Sinais, Minha História, Cada Coisa e Já Não Somos Apenas Nós Dois. Todos os vídeos do disco contam com vídeo Libras com Libras (Língua Brasileira de Sinais) e LSE (Legenda para Surdos e Ensurdecidos) em tela cheia, simultaneamente à interpretação musical.

Luiza é a primeira artista no Brasil a ter um clipe com o Recurso de Acessibilidade – Audiodescrição, e ter feito um show com o mesmo. Em 2011, o clipe da Música “O Caminho Certo” ganhou este recurso, para que pessoas com deficiência visual pudessem ouvir as cenas e entender as imagens. Em 2012, em Porto Alegre, a artista levou a Audiodescrição para seu show, descrevendo a si mesma, seu figurino, a banda, a distribuição no palco.

Baiana de nascimento e paulista de coração, Luiza Caspary ingressou na carreira artística aos oito anos. Em 2013, lançou seu primeiro disco, homônimo à música, que rodou o Brasil e a Europa com canções em português, inglês e espanhol.

Com mais de sete mil campanhas publicitárias veiculadas com a sua voz, além de ter feito parte do coro infantil da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e de diversos musicais no teatro, Luiza já compôs mais de 100 canções que foram utilizadas em repertórios de outros artistas e como trilha sonora de séries de TV e filmes.

A artista também atua como dubladora em animações e com localização de games estrangeiros no Brasil. É a voz de personagens como Ellie, do The Last Of Us, Clementine, de The Walking Dead; e Faith, em FarCry 5.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA