Cantora americana Nancy Wilson morre aos 81 anos em casa na Califórnia

A cantora foi ganhadora de diversos Grammys internacionais pelo trabalho que vai do R&B, jazz, e funk americano.

Agência Reuters / Rich McKay

Ganhadora de diversos prêmios Grammy, a cantora Nancy Wilson, cujos sucessos vão do R&B ao jazz e ao funk, morreu em casa no Estado norte-americano da Califórnia na quinta-feira, informou sua empresária. A cantora tinha 81 anos e faleceu após longa doença, afirmou Devra Hall Levy, empresária de longa data de Nancy.

A artista, que ficou famosa com canções sentimentais nos anos 1960, se descrevia como uma "estilista de músicas" e resistiu ao rótulo de cantora de jazz durante a maior parte de sua carreira, já que transitava por muitos gêneros. "Ela era uma daquelas vocalistas raras que conseguiam fazer de tudo", disse Devra à Reuters. "Jazz, blues, pop e até funk. Ela fez de tudo".

"How Glad I Am" rendeu um Grammy de melhor interpretação de R&B a Nancy em 1965. Ela ganhou mais Grammys de jazz em 2005 e 2007, além de um prêmio pelo conjunto da obra em 2004, o Jazz Masters Fellowship, da entidade National Endowment for the Arts. "Nancy dava tudo de si pelos fãs", disse Devra.

Um crítico de música uma vez a descreveu como herdeira da icônica cantora de jazz Ella Fitzgerald, e ela foi influenciada por Nat King Cole e outros grandes vocalistas.

Seu primeiro disco, "Like in Love", fez sucesso comercial assim que foi lançado em 1959, e Nancy chegava ao topo da parada Billboard com frequência nos anos 1960.

Ted Gioia, historiador e compositor, disse à Reuters que o mundo do jazz perdeu uma gigante musical, cujos talentos versáteis davam grande emoção às suas canções."Ela era uma daquelas vocalistas raras que conseguiam cantar qualquer estilo, transitar por qualquer gênero e ainda assim colocar sua marca única na música. Seus álbuns eram cheios de joias", disse Gioia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA