Alunos de escolas públicas assistiram à orquestra sinfônica, no Theatro da Paz

A 'Matinê Sinfônica' atraiu o público de 600 pessoas. Ação vai se repetir uma vez por mês

Enize Vidigal
fonte

Cerca de 600 pessoas, incluindo cerca de 240 alunos de escolas públicas dos bairros do Guamá, Cabanagem e Bengui, prestigiaram a estreia da Matinê Sinfônica do Theatro da Paz, neste domingo, 16. A programação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com a Academia Paraense de Música é voltada ao público diverso e se repetirá um domingo por mês.

Cinco ônibus foram usados para levar estudantes e professores ao espetáculo. São crianças atendidas pelo TerPaz, programa do governo do estado que reúne ações em diversas áreas com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade social e combater a violência.

Muitas dessas crianças se surpreenderam ao entrar pela primeira vez no Theatro da Paz, que acaba de completar 142 anos.

"É de extrema importância trazer as crianças para um projeto como esse, especialmente do Theatro da paz, que poucos têm acesso. Podemos trazer os alunos para mais próximo da nossa cultura. Assistir uma orquestra sinfônica seria quase impossível para eles", disse a professora Adelina de Menezes, da Escola Zacharias de Assumpção, do Guamá. 

Os músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz foram regidos pelo maestro assistente Pedro Messias. O espetáculo teve a participação da soprano paraense Lanna Bastos. Foram apresentados clássicos como “Abertura Carnaval”, de Antonín Dvorák; “Carnaval Romano”, de Hector Berlioz; “Boi Bumbá” e “Uirapuru”, de Waldemar Henrique; e “Sinfonietta - Carnevale”, de Ernani Aguiar. 

Pedro Messias explicou que o objetivo do concerto foi ser didático para a melhor compreensão do público infantil: "O concerto foi todo dedicado ao repertório de carnaval, com músicas de várias partes do mundo: francês, tcheco e brasileiro".

Os visitantes da tradicional feira dominical da Praça da República também puderam assistir ao espetáculo mediante o pagamento do valor simbólico de R$ 2,00 o ingresso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA