Acervo de 50 milhões de músicas perdido pelo MySpace incluía trabalhos de paraenses

Plataforma que uniu nomes do mainstream e artistas independentes em um lugar só, admitiu ter perdido 12 anos de arquivos

Lucas Costa
fonte

A rede social MySpace adimitiu recentemente ter perdido todos os dados de seus usuários postados entre 2003 e 2015. Além de fotos e vídeos, mais de 50 milhões de músicas foram embora por conta de um problema durante uma mudança de servidor.

O MySpace foi a principal rede social nos Estados Unidos, até o surgimento do Facebook, em 2009. A plataforma permitia o upload de diversas fotos e arquivos de música, o tornando um dos principais meios de divulgação de trabalho de bandas e artistas da década passada.

Nomes como Rihanna, Actic Monkeys, Lily Allen, Panic! At The Disco, City and Colour, além de diversos outros artistas chegaram a lançar singles e até álbuns inteiros pela plataforma e seu player.

No Pará o movimento não foi diferente, e o sentimento de lamento é grande. Bruno Rebelo, atualmente guitarrista das bandas Cais Virado e Clube da Guitarrada, considera a perda uma tragédia.

Ele relembra ter sido usuário assíduo do MySpace como plataforma de divulgação do trabalho da Cravo Carbono, sua banda na época.

"O auge foi por volta de 2005. No Brasil você tinha o Orkut e estava iniciando essa ideia de plataformas na internet com as quais você podiainteragir, e isso era uma novidade", relembra Bruno.

"A gente usou muito o MySpace, e era muito legal porque era uma forma de as pessoas ouvirem seu trabalho online, em uma qualidade boa. Era muito legal, você podia mudar a cor e a posição do player dentro do layout", completa.

Além do MySpace, usado por artistas no mundo todo, Bruno relembra ainda que chegou a utilizar a plataforma TramaVirtual, usada por artistas independentes brasieliros para divulgar sua música. O serviço encerrou as atividades em 2013.

"Isso era muito antes do YouTube e Facebook, quando ainda não se tinha noção explosão dessa divulgação virtual. Uso a expressão explosão porque era de fato assim, você poder colocar uma música em um site, você carregava facil, e colocava aquele link para alguem escutar suas musicas em boa qualidade, foi o prenúncio da musica online, da era MP3", conta Bruno.

Entre 2003 e 2015, período dos dados perdidos, a rede social tinha cerca de 14 milhões de perfis de música, que somavam em torno de 53 milhões de faixas de som.

O que pode ter sido considerada a plataforma precursora dos tão populares serviçoes de streming atuais, foi o ambiente que juntava trabalhos de artistas do mundo todo, desde grandes nomes do maisntream aos artistas independentes.

Alguns trabalhso lançados exclusivamente no MySpace em seu período de atividade, ainda podem ser encontrados em outras plataformas, como YouTube e Spotify.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA