CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abre a temporada do arrastão

Esse ano com itinerário modificado, com concentração no Theatro da Paz

Ana Carolina Matos
fonte

Depois de muitos anos saindo da Praça dos Estivadores e seguindo pela Avenida Presidente Vargas até a frente do Theatro da Paz, o Arrastão do Arraial do Pavulagem inverte o caminho neste ano. A concentração começa em frente Theatro da Paz, às 7h. O cortejo sai neste domingo, 16, e nos dias 23 e 30 de junho, com encerramento no dia 7 de julho. A multidão seguirá agora em direção à Praça dos Estivadores, onde estará montado o Arraial do Boi Pavulagem, com estrutura para shows. Para Lucelle Oliveira, a troca não deve interferir na alegria. “A mudança que vai ter este ano não vai acabar o brilho, vai servir pra revitalizar o movimento, dar uma cara nova pra empolgar mais”, afirma.

O amor pelo evento que reúne cores e ritmos regionais é percebido em poucos minutos de conversa com Lucelle. Para ela, a valorização da cultura paraense é uma das coisas mais importantes de participar dos cortejos. “Para mim, o Arraial é o símbolo maior da cultura paraense. Ele leva nossos ritmos, carimbó, boi-bumbá... É aberto a qualquer pessoa. É uma manifestação completamente popular. Não tem discriminação com nada”, conclui.

A grande festa paraense também está no coração de Ana Laura Figueiredo, de 27 anos. Apesar de ter seguido um caminho profissional bem diferente, a advogada, que integra o Batalhão da Estrela desde 2016, destaca que sempre teve intimidade com o mundo da música. “Eu amo cultura popular e inicialmente, por meio da Banda, eu logo me identifiquei com os ritmos e letras. Eu também sou apaixonada por música. Apesar de ter seguido outra área eu estudei um pouquinho quando era criança. A oportunidade de aprender a tocar um instrumento de percussão foi o que de fato me fez querer fazer parte do Batalhão da Estrela”, declara.

E foi ainda na adolescência que ela se interessou pela programação que TRADIÇÃO - Concentração do Arrastão do Arraial do Pavulagem, a partir de agora, será em frente ao Theatro da Paz, com show de encerramento na Praça dos Estivadores ARRASTÃO Com novidades, cortejo inverte o caminho ANA CAROLINA MATOS DA REDAÇÃO arrasta multidões há décadas. “Me lembro que ia assistir aos ensaios no Centur, aprender as letras das músicas e acompanhava o cortejo como expectadora”, conta. A paixão parece que vai durar muitos anos mais. “Eu simplesmente amo o que faço no Arraial do Pavulagem. É um hobby, uma válvula de escape da rotina. Ir aos ensaios, encontrar amigos, fazer novos amigos, aprender coisas novas - entrei no percussão e hoje estou na perna de pau - e fazer parte do grande momento pro qual nos preparamos tanto, que são os cortejos nos domingos. É um evento aguardado o ano todo”, destaca.

Os Arrastões do Pavulagem começam com uma concentração do Batalhão da Estrela, que segue o Boi Pavulagem em cortejo pelas ruas do centro de Belém. E, ao fim do trajeto, começa uma grande festa comandada pela banda Arraial da Pavulagem que arrasta, como o próprio número sugere, verdadeiras multidões no centro de Belém.

A grande festa colore a cidade de Belém em dois momentos ao longo do ano: durante os festejos juninos e durante o Círio de Nazaré. E Ana Laura é taxativa: “Todo pavuleiro diz que junho e outubro são as melhores épocas do anos, justamente porque tem Arraial do Pavulagem”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA