Programação dos museus do Estado contam com feira de economia criativa e shows gratuitos

Ita Lemi Sinavuru, Eloi Iglesias e Boi Marronzinho Júnior estão na programação

Enize Vidigal
fonte

O II Carnaval da Criatividade Amazônica abre as portas dos museus do estado durante o feriadão - desta segunda (24) até a terça-feira (25) - e agrega serviços e diversão com a feira de economia criativa e shows gratuitos na Praça da Fonte, ao lado da Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha. As atrações musicais serão o Boi Marronzinho Júnior, Eloi Iglesias com a Orquestra do Fofó e o afoxé Ita Lemi Sinavuru . A programação inicia sempre às 9 horas da manhã com shows às 16 horas.

Neste domingo (23), o público poderá participar do cortejo carnavalesco do Boi Marronzinho Júnior, que vai tocar as conhecidas marchinhas carnavalescas e também toadas de boi bumbá autorais inspiradas no cotidiano de cenas urbanas. Na segunda-feira (24), será a vez do tradicional carnaval de fanfarra com Eloi Iglesias e a Orquestra e a Charanga do Fofó, que promete um show animado com marchinhas, marcha-rancho, sambas-enredo e músicas paraenses. "Vai ser a festa que o público já conhece da Cidade Velha, no Carnaval. Este ano, estamos com o show  'Carvanal dos Carnavais', que traz as músicas recém-lançadas 'Vai Chover', autoral, e 'Me dá o teu cupuaçu', composição de Juca Culatra, Dona Onete, Eloi e Thaís Badu, sucesso na voz de Juca", antecipa Eloi.

E, no último dia da programação, o Ita Lemi Sinavuru apresenta uma performance teatral e musical chamada "Não Derrame Meu Dendê". O espetáculo com 16 músicas, sendo a maioria autoral, fala sobre o respeito à liberdade de expressão e trabalha a corporeidade de matriz africana. "A música-tema diz 'não derrame meu dendê que é pra eu não me zangar (...) a vovó já dizia, deixa a vida de Quelé (de se preocupar com a vida dos outros), pois todo mundo tem direito de viver como quiser'", descreve o vocalista e compositor Edson Catendê. "Esse espetáculo faz todo mundo dançar e curtir. O repertório conta uma história através da musicalidade e da poesia".

Museus

Os museus já estarão abertos à visitação a partir deste sábado, nos seguintes horários: Museu da Casa das Onze Janelas, das 9 às 17 horas; Museu de Arte Sacra, Museu do Encontro no Forte do Presépio, Museu do Círio, Museu de Gemas e Memorial Amazônico da Navegação, das 9 às 13 horas, sendo que área externa do Forte poderá receber o público até às 18 horas. Já de amanhã até a terça, 25, todos os museus mencionados anteriormente irão funcionar das 9 às 17 horas, exceto o Museu do Círio, que será das 9 às 13 horas, enquanto a área externa do Forte ficará acessível até até às 18 horas. E, na quarta-feira, 26, os museus ficarão fechados.

Para completar o entretenimento do público que decidir ficar em Belém para uma programação mais leve, 35 empreendedores locais dos segmentos da gastronomia, moda e artesanato, entre outros, estarão expondo e comercializando produtos variados, incluindo iniciativas coletivas, como os grupos Arte pela Vida, que atende pessoas que vivem com HIV e Aids, e Indígenas e Pretas Paridas da Amazônia. O II Carnaval da Criatividade Amazônica é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) com o apoio do Sebrae.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA