Morre Fábio Barreto, diretor de 'Lula, o Filho do Brasil' e 'O Quatrilho'

Ele estava em coma desde 2009, vítima de capotamento

Redação Integrada
fonte

O cineastaFábio Barreto, diretor do filme “Lula, o Filho do Brasil”, faleceu na noitedesta quarta-feira (20), aos 62 anos de idade, no Rio de Janeiro. Fábioencontrava-se em coma desde dezembro de 2009, logo após se acidentar nocapotamento de carro na rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, na Zona Suldo Rio de Janeiro. Filho de Luiz Carlos e Lucy Barreto, irmão do cineasta BrunoBarreto, ele deixa quatro filhas.

Fábio iniciou sua história como diretor de cinema em 1977, em curta-metragens, e, emseguida, brilhou com seu primeiro longa, “Índia, a filha do Sol”, estreladopela atriz Glória Pires, em 1984. Fábio Barreto dirigiu 13 filmes, incluindo “OQuatrilho”, de 1995, fundamentado no livro de José Clemente Pozenato. “OQuatrilho” foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996.

O longa “Lula,o filho do Brasil” foi baseado no livro de Denise Paraná e teve lançamento em2010.  O filme conta a trajetória doex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no sindicalismo que o projetou comolíder político em escala nacional. 

Após passar 580 dias preso, respondendo por acusações a partir da Operação LavaJato, o ex-presidente Lula foi solto no dia 8 deste mês e deixou a sede daSuperintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Cinema

Fábio atuou, aos nove anos de idade, no primeiro curta-metragem “"Três Amigos que Não se Separam". Nomesmo filme atuaram a irmã dele, Paula Barreto, e a cadela Baleia (coadjuvanteno filme Vidas Secas, de 1963. Fábio Barreto foi assistente de direção noclássico filme “Bye Bye Brasil (1979), de Carlos Diegues. 

Teve uma vida toda relacionada ao cinema. Aos 20 anos,dirigiu o curta “A Estória de José e Maria” (1977) e estreou, aos 24 anos, comodiretor de longa-metragem no Festival de Cannes, em 1982, com “Índia, a Filhado Sol”. O filme foi inscrito na Quinzena dos Realizadores. Fábio atuou comoator em “For all – O trampolim da vitória” (1997) e em “Memórias do Cárcere”(1984) e dirigiu nove longas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA