CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Live debate pautas indígenas e crimes na Amazônia

A live será neste sábado (24), às 19h, no facebook alberto.silvaneto.92

Bruna Lima
fonte

O professor Ernani Chaves e o ator e também professor Alberto Silva Neto vão retomar com as lives com reflexões de assuntos diversos que iniciaram no período de isolamento social. Neste sábado (24), às 19h, a dupla vai trazer a temática “O que cai do céu? Cultura e pensamento indígena”, que propõe o debate entre a relação dos povos originários com a população branca. O debate vai ser transmitido pelo facebook alberto.silvaneto.92.

A escolha da temática se deu pelo recente assassinato de Dom e Bruno, na região Amazônica. Ernani Chaves destaca que não trata do primeiro e, muito provavelmente, não será o último crime dessa natureza. “Como tentar evitar a repetição de crimes como esses? Não permitindo que eles caiam no esquecimento, que eles sejam definitivamente apagados da memória. Lembremos que uma das funções mais importantes da memória, memória social e coletiva, não apenas individual, é, justamente, a de fundar uma cultura, de estabelecer entre os membros de uma cultura um laço”, pontua o professor.

Ernani acrescenta que é importante que a sociedade não deixe que os assassinatos na Amazônia, decorrentes das lutas no campo ou da defesa dos povos "originários", caiam no esquecimento. A tarefa de lembrar é, ao mesmo tempo, uma tarefa ética e política.

“O desejo de realizar essa live nasceu da nossa experiência com o episódio dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, que completou três meses. Em que pese a repercussão mundial do fato, a situação hoje permanece de extrema vulnerabilidade na reserva do Vale do Javari, onde ocorreu a tragédia, assim como em quase toda a Amazônia, são cinco séculos de uma terra sem lei”, destaca Ernani.

E como forma de dialogar sobre o assunto, a dupla vai fazer a leitura de cinco fragmentos do livro “A queda do céu – Palavras de um xamã yanomami”, escrito por Davi Kopenawa e pelo antropólogo francês Bruce Albert. “Eu vou fazer a leitura, como ator. Buscando encontrar um modo de ler que convide o espectador/ ouvinte a refletir sobre as palavras encantadas e visionárias do xamã yanomami Davi Kopenawa”, explica Alberto Silva Neto.

Ernani Chaves é professor titular da Faculdade de Filosofia da UFPA e pesquisador do CNPq. Também atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Antropologia da Universidade.

Alberto Silva Neto é ator, diretor e professor de teoria e atuação cênica da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Atualmente realiza uma pesquisa na Universidade sobre processos de atuação como Dramaturgia Pessoal do Ator.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA