CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Menino paraense é personagem de série de Bráulio Bessa

Mateus Marinho que ficou conhecido após uma vaquinha online, conheceu o escritor, que é sua maior inspiração. Encontro será mostrado a partir de hoje no Globoplay.

O Liberal
fonte

Aos 9 anos, Mateus Marinho, da comunidade de Boa Nova, no município de Óbidos, no Baixo Amazonas, ficou conhecido após uma campanha na internet. Na ocasião, ele queria dar uma casa em boas condições de moradia para sua avó, deficiente audiovisual.

No local mora, Mateus mora com a mãe, os avós, uma irmã e um tio na comunidade de Boa Nova, no município de Óbidos.

No meio do caos, traumas e de grandes problemas psicológicos, expostos em uma péssima disciplina escolar, a vizinha Lúcia Nunes de Siqueira, apareceu na vida do menino. Mateus conheceu um mundo novo, que foi capaz de mudar de fato a sua vida.

Através de uma novela, o pequeno descobriu o amor pela arte da poesia. “Estávamos em casa e estava passando a novela Bom Sucesso, da Globo. O Mateus viu o personagem do Mário recitando um poema e ficou encantado com aquilo. Mas a inspiração mesmo veio com o Bráulio Bessa”, explica a vizinha.

Mateus então conheceu pela tela do celular, “Recomece”, de autoria do cearense. “Ele me pediu para deixar meu celular para que ele pudesse ouvir mais vezes”, contou Lúcia.

A partir dai ele mudou de vida e se entregou aos poemas.

Porém, para Mateus os voos foram mais altos. Uma vaquinha eletrônica foi realizada para ele pelo Instagram, e de surpresa Bráulio apareceu na casa do menino. Em agosto deste ano, o pequeno poeta teve a oportunidade de conhecer o escritor. O encontro foi todo gravado e faz parte da série documental, “Poesia que Transforma”.

"Naquele momento eu percebi o quanto Deus é maravilhoso em nossas vidas. Minha família, minha comunidade, a minha tia Lúcia foram quem me deram força para encarar a realidade e viver a realização de mais um sonho", vibrou Mateus com o encontro.

Em “Poesia que Transforma”, que estreia nesta quarta-feira, 22, no Globoplay, retrata um povo simples que produz e consome literatura em mais de 10 estados do Brasil. A obra conta as histórias de vida desses brasileiros que, no momento certo, se cruzaram com a vida e obra do próprio Bráulio. Serão cinco episódios temáticos: raízes, amor, igualdade, fé e recomeço.

O projeto é idealizado por Duda Martins em parceria com Bráulio, com direção de Duda e de Chico Walcacer, e roteiro assinado por Douglas Vieira. A obra conta as histórias de vida desses brasileiros que, no momento certo, se cruzaram com a vida e obra do próprio Bráulio.

Mateus faz parte do último episódio, “Recomeço”. Além dele, Rosângela Sá, do Rio de Janeiro, e o barbeiro e rapper Gutto, do Ceará, finalizam o doc. Os personagens contaram como o poema mais famoso de Bráulio, foi o incentivo para dar a volta por cima. Esse episódio também fala de como a vida do escritor se transformou através da poesia. São esses os “Recomeços” que embalam o episódio cinco da produção.

Para a gravação do documentário, Bráulio passou por Santarém e Óbidos, no Pará, além de outras 13 cidades pelo Brasil. Foram quatro meses de viagens e gravações, onde o poeta e a equipe da série captaram de perto histórias, momentos e imagens de um Brasil múltiplo, mostrando uma narrativa que junta periferia, favela, floresta e sertão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA