CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Iphan promove show on line de carimbó com mestre Hailton, de Castanhal

O paraense é o primeiro convidado da ação que vai contemplar mestres e mestras da cultura popular

Redação Integrada
fonte

A sala do mestre Hailton Carimbó, de Castanhal, vai receber admiradores de todo o Brasil, nesta sexta-feira, 3, às 18 horas. O artista paraense é o primeiro convidado da ação "Patrimônio Cultural #Emcasa", na qual mestres e mestras da cultura popular conduzem um bate-papo sobre bens registrados e tocam músicas autorais. As lives serão transmitidas ao vivo nos perfis do IphanGovBr no Instagram, Facebook e Twitter.

Mestre Hailton Carimbó, de 53 anos, é vocalista do conjunto Carimbó Modelo. Ele vai contar um pouco da história da manifestação no Pará, da história pessoal e, claro, também vai cantar músicas na estreia da ação do Iphan.

“Nosso conjunto é uma tradição de família. Meu pai, mestre Zeca Lima, fundou o grupo há 35 anos. Ele era compositor, tocava banjo e cantava. Dos dez integrantes atualmente, sete são da família”, conta o mestre Hailton. “Nosso grupo sempre tem palco. Tocamos em festas, aniversários, casamento, confraternização. Tocamos em todo o nordeste paraense. E o povo de Castanhal gosta de carimbó.”

A ação do Iphan tem consonância com o movimento que os artistas que migra dos palcos de casas de espetáculos, teatros e bares para a internet devido ao isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde como medida de contenção da pandemia.E, ao mesmo tempo, as lives transmitidas da casa dos artistas ajudam a manter a população resguardada em seus lares.

A ação vai contemplar detentores de bens registrados como Patrimônio Cultural para dar visibilidade a práticas e saberes de mestres e mestras.

Toda sexta-feira, às 18 horas, um mestre ou mestra da cultura popular vai falar sobre a história pessoal, a relação com o bem registrado como Patrimônio Cultural e apresentará músicas.

Carimbó: Patrimônio Cultural

O Carimbó foi inscrito no Livro das Formas de Expressão em 2014, tornando-se Patrimônio Cultural do Brasil. A manifestação remonta à Amazônia colonial, a partir “das influências culturais de índios, negros e europeus (portugueses)”, como demarca o dossiê de registro do bem.

A cultura do carimbó congrega um conjunto de festas, músicas e danças que se estendem da capital Belém ao interior do Pará. “O carimbó é comumente divulgado como uma das mais significativas formas de expressão da identidade paraense e brasileira”, completa o dossiê.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA