'Eu sou o Homem de Ferro': conheça Adriano Santiago, o Tony Stark paraense

Segurança de loja chama atenção por onde passa devido à semelhança com o ator norte-americano Robert Downey Jr., que interpreta o herói da Marvel

Ana Carolina Matos / O Liberal

De cavanhaque e óculos com armação diferente e lentes coloridas, Adriano Santiago, 45, chama atenção por onde passa.

A semelhança do segurança de uma papelaria localizada no bairro da Pedreira, em Belém, com um dos personagens mais icônicos da Marvel é indiscutível. Simplemente é difícil olhar para ele e não fazer uma comparação: Adriano é a cara de Robert Downey Jr., o ator de Homem de Ferro.

Nascido em Baraúna, no Estado do Rio Grande do Norte, Adriano veio para a capital paraense em 1989 e, desde então, fez de Belém do Pará a sua casa. Três décadas depois, tornou-se o Tony Stark paraense.

Confira a entrevista:

Tudo começou em 2008, ano de lançamento do primeiro filme da franquia Homem de Ferro.

Adriano lembra que a comparação começou com um vizinho. Depois, ganhou força com os colegas de trabalho da esposa. Tudo isso o instigou a querer saber mais sobre o ator Robert Downey Jr., que interpreta o papel de Tony Stark / Homem de Ferro nos cinemas.

"Toda vez que eu ia levar minha esposa no trabalho, um colega dela falava: 'Égua, tu é esposa do Tony Stark!'. Aí eu comecei a procurar saber quem ele era e vi que tinha uma certa semelhança. Eu era forte, já malhava na época porque era segurança, aí comecei a emagrecer para ficar mais caracterizado", conta Adriano.

De lá pra cá, o sósia vem investindo cada vez mais na aparência do personagem Tony Stark para ainda mais parecido com o gênio, bilionário, playboy e filantropo.

A barba, que lhe rendia comparações até com o padre Fábio de Melo, cedeu lugar ao cavanhaque, e os óculos comuns agora tem armações estilizadas e lentes coloridas.

Apesar disso, o paraense de coração e morador do bairro do Guamá conta que a fama ganhou corpo de verdade há apenas quatro meses, após algumas fotos de fãs do personagem viralizarem nas redes sociais.

"Eu tinha 147 seguidores no Instagram e agora eu tenho mais de 5 mil. São pessoas de todo o lugar do Brasil se identificando como meus fãs. Na verdade, são fãs do Robert Downey Jr., mas aí como é quase impossível chegarem até ele, elas me têm como imagem dele, né?!", conta Adriano.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adriano_stark (@adriano_stark) em

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adriano_stark (@adriano_stark) em

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adriano_stark (@adriano_stark) em

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Adriano Stark genuinamente Paraense

Uma publicação compartilhada por Adriano_stark (@adriano_stark) em

ATÉ O DUBLADOR OFICIAL ENTROU NA ONDA

Não é raro ver pessoas que vão para o bairro da Pedreira só para tirar uma foto com o Tony Stark Paraense.

"Vem gente de Ananindeua, de Marituba... Por sinal, no Instagram da loja, já postaram foto da filha de uma cliente que veio de Capanema só pra tirar uma foto comigo", conta Adriano.

Ouvindo o segurança contando o sucesso que está fazendo, não é difícil perceber a satisfação que sente com o reconhecimento. "Eu sinto que é amor de verdade, não é falsidade. As pessoas gostam mesmo", reitera.

Além de memes e montagens que ganharam as mídias sociais, Adriano também conta orgulhoso que um vídeo dele foi dublado por Marco Ribeiro, que dá a voz à Tony Stark nos filmes dublados para o português do Brasil.

"O dublador oficial do Tony Stark, dos filmes do cinema, dublou um videozinho meu que eu tinha jogado na internet. Ele botou no Instagram dele e eu agradeci o favor. Ele retribuiu e me desejou todo o sucesso", relembra.

Confira o vídeo dublado e o original:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marco Ribeiro (@marcodub) em

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adriano_stark (@adriano_stark) em

É só trocar o uniforme da empresa pelas luvas e o reator Arc que crianças e adultos param o que estão fazendo para prestar atenção no potiguar do Pará.

O reconhecimento, inclusive, vem rendendo um dinheiro extra para Adriano, que também faz cosplay em festas de aniversários e eventos. "Não tô ganhando um dinheirão com isso, mas já dá pra ganhar um dinheirinho bom", revela.

Sobre a opinião da família, Adriano diz que todos apoiam: filho, filha e esposa. "Eles têm muito orgulho. Afinal, quem não teria orgulho de ser o filho ou esposa de Tony Stark?", brinca.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!