CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em palco virtual, grupos apresentam dança e teatro de graça na internet

Além de apresentações virtuais, grupo também oferece aulas gratuitas para quem está em casa

Enize Vidigal
fonte

A cultura trocou os palcos pela internet nesses tempos de pandemia.  Se as pessoas estão impedidas de se aproximar fisicamente para preservar a saúde, as transmissões on line seguem aproximando e estimulando sorrisos e aplausos dos internautas com a possibilidade de interação direta.

O projeto Stage Experience, da professora e diretora de teatro Melani Halpern está oferecendo curso gratuitos de teatro com aulas transmitidas ao vivo às terças e quintas-feiras, às 18 horas, e aos domingos, às 16 horas, pelo canal Stage Experience do Youtube.

Já a São Paulo Companhia de Dança (SPCD)  investe na difusão da dança com a apresentação de obras da companhia no canal da Youtube (Memoria_SPCD), além de lives e bate-papos com bailarinos e coreógrafos, informações de bastidores e entrevistas.

Leia Também:

Grupo Corpo libera repertório em vídeo

Melani Halpem produziu o conteúdo de cursos de teatro pensando nas crianças e adolescentes que estão em casa, mas o projeto é direcionado a toda a família. Ela é formada pelo Teatro Escola Macunaima e graduada em Artes Cênicas pela USP, onde se formou em direção teatral.

Além disso, fez um curso de extensão universitária na Universidade de New York com especialização em teatro físico. Tem 18 anos de experiência com educação teatral para crianças, adolescentes e adultos.

"Este é um momento de união e de solidariedade. A arte pode contribuir para aliviar a tensão, fortalecer a relação de confiança entre familiares, movimentar o corpo e relaxar a mente", destaca.

As aulas já mcomeçaram e estão disponíveis no canal do Youtube. Mais informações são encontradas no Instagram @stageexperience.

"Há diversas atividades que podem ser realizadas em família. E dessa forma os pais podem conhecer meu trabalho e a dinâmica das aulas antes de liberar o acesso a seus filhos", explica.

As crianças mais novas precisam estar acompanhadas. "Estamos preparando exercícios que possam ser executados individualmente, por crianças e jovens, de forma bastante lúdica".

As aulas terão a duração de 30 minutos e serão compostas de jogos de concentração e autopercepção, aquecimento corporal com jogos, dinâmicas e música e cenas de improvisação com estórias de livros e temas criados e propostos. Durante as atividades, os alunos são convidados a explorar a imaginação, a espontaneidade, o potencial criativo e a sensibilidade.

Dança

A SPCD tem corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo e é gerida pela Associação Pró-Dança, sob a direção de Inês Bogéa. A SPCD se aliou à campanha #culturaemcasa, criada para estimular a permanência das pessoas em casa, e lançou o selo #SPCDDigital para difundir a dança no meio virtual.

Nesta quarta-feira, 1, a SPCD vai exibir a obra comentada "La Sylphide", em que o bailarino Yoshi Suzuki comenta um trecho da obra, além de curiosidades e bastidores do balé. Em seguida, o artista participa de um bate-papo com o público nas redes sociais.

E na próxima sexta-feira, 3, a companhia de dança estreia o podcast com o tema "Contos de Balé- O Lago dos Cisnes", que é voltado ao publico infantil. Nele, Inês Bogéa narra a história desse grande clássico de repertório.

Em paralelo, a ação veicula também no Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca) e Twitter (@spciadedanca) entrevistas com coreógrafos, bate-papo em lives com bailarinos da SPCD, curiosidades sobre os bastidores e trechos de espetáculos comentados da companhia, além de disponibilizar livretos de atividades para as crianças no site www.spcd.com.br e contação de histórias de clássicos do balé em formato de podcast.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA