CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Circuito de arte promove mostra coletiva

'Saravá' propõe o diálogo entre artistas de Belém e do Rio de Janeiro

fonte

Exposição coletiva, performance, roda de conversa, atrações musicais e vivência, fazem parte da primeira edição do projeto “Saravá – Circuito de Arte e Ancestralidade”, que será aberto hoje, 22, em Belém, com programação que segue nos dias 24, 26 e 27 de abril, em diferentes locais da cidade. A mostra é promovida pelo coletivo de produtores “Melé” e conta com apresentação de artistas da periferia de Belém e do Rio de Janeiro. Programação com faixa etária livre e aberta ao público.

O circuito propõe a partir de suas ações, o diálogo entre artistas, ativistas e educadores paraenses, quanto a descentralização da arte, partindo daí a ideia de criar esse intercâmbio em diferentes pontos da cidade. A primeira ação será na galeria Benedito Nunes, com a exposição coletiva “Saravá – Arte e Ancestralidade”, performance “Manifesto Marielle Vive” e salva de tambores.

Na quarta-feira, 24, o espaço que recebe a programação é o Núcleo de Conexões Ná Figueredo, com a Mostra “Tempo”, roda de conversa com o tema “Arte e Resistência Periférica” e performance “Cristiano”. Na sexta-feira, 26, a mostra passa pelo Instituto Nangetu de Tradição Afro Religiosa e Desenvolvimento Social, com roda de conversa sobre “Arte e Ancestralidade”, exposição "A Dona do Samba” e samba de roda com N’Bandagira. A programação finaliza no sábado, 27, em uma vivência com os jovens do projeto Cine Club TF, na Escola Brigadeiro Fontenelle.

Nessa primeira edição o destaque é o multiartista carioca Rona Neves, que fará parte de todo o circuito, com seus trabalhos de artes visuais, performance, nas rodas de conversas e imersão com os jovens do bairro da Terra Firme. Os artistas Carlos Vera Cruz, Fernanda Vera Cruz, Gabriela Monteiro, Priscila Duque e Rosilene Cordeiro também estarão presentes em momentos distintos ao longo do Circuito, mostrando suas artes de diversas formas, através de intervenção, performance e exposição. 

“Eu procuro sempre estar conectado com o caminho da verdade, de ter os meus pés no chão, bem fincados no chão e eu acho que isso me deixa muito feliz por conhecer o meu país. Quanto mais eu conheço, quanto mais eu troco com outras cidades, quanto mais a minha arte me leva para outros lugares, mais amplia o meu conhecimento e o entendimento sobre meu território, das coisas que de verdade me inspiram e que de verdade me motivam. Me atento também para questões sociais que atingem as outras cidades, assim como eu vivencio isso na minha. Ver que a minha arte começa a circular, me deixa em um lugar muito realizado”, declara Rona Neves.

A programação é gratuita, com entrada colaborativa apenas no dia 26, no Instituto Nangetu, com a verba destinada para manutenção do espaço. As exposições da Galeria Benedito Nunes e do Núcleo de Conexões Ná Figueredo seguem abertas ao público até o final de maio.

Agende-se:

“Saravá - Circuito de Arte Periférica e Ancestralidade”
Data: hoje, às 19h
Local: Galeria Benedito Nunes - Fundação Cultural do Pará– Av. Gentil Bittencourt, 650
Programação:
Exposição Coletiva “Saravá – Arte e Ancestralidade”, com os artistas Rona Neves, Carlos Vera Cruz, Fernanda Vera Cruz e Gabriela Monteiro.
Abertura com Mametu Nangetu e Salva de Tambores
Manifesto Marielle Vive, com Priscila Duque
Intervenção “Dissolvendo Ah-braços”, com Edgard Vasconcelos e Camila Velasquez

Data: 24 de abril, às 18h
Local: Núcleo de Conexões Ná Figueredo – Av. Gentil Bittencourt, 449
Programação:
Mostra "Tempo”, de Rona Neves
Roda de Conversa “Arte e Resistência Periférica”, com Rona Neves, Lília Melo, Priscila Duque e mediação de Vivi Reis 
Perfomance “Cristiano” de Rona Neves

Data: 26 de abril, às 19h
Local: Instituto Nangetu – Trav. Pirajá, 1194
Programação:
Roda de Conversa “Arte e Ancestralidade”, com Mametu Nangetu, Rona Neves, Carlos Vera Cruz, Rosilene Cordeiro e Eliane Moura
Exposição “A Dona do Samba”
Samba de Roda com N’Bandagira
Entrada colaborativa – “Pague quanto puder”!

Data: 27 de abril, às 8h30
Local: Escola Brigadeiro Fontenelle
Programação: “Vivência Cine Club TF” - roda de conversa e oficina com os jovens do projeto Cine Club TF.
*Ação fechada para os alunos do projeto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA