O premiado drama “O Invencível” será exibido com entrada franca

O longa de Satyajit Ray, reconhecido mestre do cinema indiano, levou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, em 1957

O premiado drama indiano “O Invencível”, de Satyajit Ray, será exibido no Cineclube Alexandrino Moreira, da Casa das Artes, nesta segunda-feira, 15, às 19 horas. A entrada é franca.Logo após a projeção, haverá um debate coordenado pelo crítico de cinema Marco Antonio Moreira. O evento é uma parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).

O filme conta a história de Apu, que, após a morte do pai, se muda com a mãe para a casa de um parente em Bengali. Bastante inteligente, o menino consegue uma bolsa de estudos em Calcutá. O sucesso e independência do filho alegram e entristecem a mãe de Apu, que sofre ao ficar sozinha, longe dele.

O Invencível traz um belo enredo sobre a  vida e a morte no seio de uma família Hindu. O longa é a segunda parte da Trilogia de Apu, iniciada com A Canção da Estrada (1955) e finalizada com O Mundo de Apu (1959).

Baseado no romance autobiográfico de Bibhutibhushan Bandyopadhyay, o longa ganhou o Leão de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 1957, e foi indicado ao British Academy of Film and Television Arts (Bafta) como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz Estrangeira para Karuna Bannerjee, em 1959.

O diretor Satyajit Ray é considerado o grande mestre do cinema da Índia, tendo sido premiado em Berlim, Cannes, Veneza e também venceu um Oscar honorífico em 1992, ano em que faleceu. A trilogia de Apu, produzida entre os anos de 1955 e 1959, foi o ponto alto da carreira de cinco décadas desse cineasta.

Serviço:

O Invencível (Aparajito, 1956, Índia, Satyajit Ray, drama, 100 min, legendado)

Data: Segunda-feira, 15/04

Hora: 19 hs

Local: Cineclube Alexandrino Moreira, da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré)

Classificação 12 anos

Entrada franca

 

 

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!