CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival "Curta Bragança" reúne produção nacional em dois dias de programação

As produções selecionadas foram divididas em duas mostras competitivas: Mostra Curta Brasis e Mostra Curta Bragança

Lucas Costa
fonte

Bragança, a cidade que respira cultura no período da Marujada e tem até sua própria academia de letras, vai ser invadida pela sétima arte. O 1º Festival Curta Bragança terá programações pela cidade nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), com o objetivo de divulgar as produções nacionais e locais, além de fomentar o diálogo entre produtores audiovisuais nacionais e regionais. A realização é da Faculdade de Bragança (Fabra), e da Sapucaia Filmes.

As produções selecionadas foram divididas em duas mostras competitivas: Mostra Curta Brasis e Mostra Curta Bragança. Os vencedores de cada categoria serão premiados com o troféu Valdir Sarubbi, em homenagem a memória do artista plástico bragantino. O melhor filme do festival, eleito por voto popular, receberá o troféu Fabra.

Mesmo em sua primeira edição, o festival conta com produções de todo o país. Entre os 171 inscritos estiveram representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso e Paraná.

San Marcelo, idealizador e coordenador do evento, conta ter ficado feliz com a quantidade de produções inscritas. “Esse é nosso primeiro ano e conseguimos uma projeção fora do estado além da nossa expectativa. Foi difícil, mas conseguimos fazer uma curadoria que selecionou 20 filmes na mostra Curta Brasis, e 6 na mostra Curta Bragança”.

O idealizador explicou ainda que a divisão em duas mostras surgiu com o objetivo de valorizar a produção bragantina. “Infelizmente foram poucas as inscrições do estado, então a gente resolveu fazer essa divisão, não pela questão de diminuir, pelo contrário, foi para potencializar as várias produções, independentemente de técnica”.

O festival tem curtas produzidos dentro de diversas técnicas e formatos, desde documentários e ficções, até filmes etnográficos e de animação. Haverá ainda uma mostra paralela, com produções que não entraram na mostra por estourar o limite de tempo do edital.

A decisão de homenagear Valdir Sarubbi com a premiação do festival, segundo San, vem do objetivo de fazer com que a população bragantina conheça a obra do artista. “O Valdir é reconhecido nacionalmente e até fora do país. Mas não é reconhecido dentro da cidade em que nasceu. Ele representa bem a cidade e faz esse link do local com o global nesse viés artístico com a cidade”.

Na abertura do festival, às 19h desta quinta-feira, 13, o cerimonial contará com a exibição de um vídeo sobre o artista, com apresentação da professora Mariana Bordallo, que defendeu tese na UFPA sobre a representação da cultura bragantina na obra e vida de Valdir, falecido em 2000, em São Paulo.

Além da exibição dos filmes selecionados e uma mostra paralela, o Festival Curta Bragança oferece ainda oficinas e palestras. Entre elas está "Documentando - O Cinema do Possível", com Lorenna Montenegro, que busca historiografar e dar ferramentas para que os participantes experimentem e discorram audiovisualmente sobre o gênero documental.

Serviço:

1º Festival Curta Bragança
Data: Dia 13, às 19h e dia 14, a partir das 9h;
Programação completa disponível no site https://curtabragancafesti.wixsite.com/festivaldecurtas

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA