CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cine Líbero Luxardo comemora 33 anos com festival de sucessos da tela grande

Programação começa nesta quinta e segue até a semana que vem

Redação Integrada
fonte

Nesta quinta-feira, 27, o Cine Líbero Luxardo completa 33 anos de existência, e para comemorar a data, o espaço dedicado à sétima arte oferece aos cinéfilos uma mostra gratuita com sucessos recentes. Serão três sessões diárias, entre o dia 27 de junho e 3 de julho. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão. O Cine Líbero Luxardo fica localizado na Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos (Centur).

A mostra comemorativa inclui 21 longas e um curta-metragem. Entre eles a trilogia do cineasta M. Night Shyamalan ('Corpo Fechado', 'Fragmentado' e 'Vidro'); 'Mãe', de Darren Aronofsky; 'Corra!', de Jordan Peele; 'A Garota Dinamarquesa', de Tom Hooper; e 'Ilha de Cachorros', de Wes Anderson.

O longa que abre o festival, "A Mula", tem na direção o veterano Clint Eastwood que tem ótimos filmes como ator e diretor, incluindo “Os Imperdoáveis” (1992). Baseado no artigo do The New York Times chamado "The Sinaloa Cartel's 90-Year-Old Drug Mule", o filme conta a história real de Leo Sharp, um veterano da Segunda Guerra Mundial que se tornou mensageiro de drogas para o cartel de Sinaloa.

Aos 90 anos, ele foi preso por portar o equivalente a três milhões de dólares em cocaína no seu carro, uma picape velha, no Michigan. Sharp era o líder do Sinaloa, um cartel de drogas no México e foi sentenciado a três anos de cadeia. No elenco também estão Bradley Cooper e Lawrence Fishburne.

No último dia, 3 de julho, será exibido o vencedor do Oscar nas categorias: Melhor atriz (Frances McDormand) e ator coadjuvante (Sam Rockwell): Três Anúncios para um Crime. O longa parte do luto de uma mãe que perdeu a filha numa situação bárbara, para explorar os sentimentos variados de uma sociedade frente à violência

Segundo crítica do jornal O Globo, a maestria do diretor e roteirista Martin McDonagh foi conduzir a história com doses altas de humor negro, personagens caricatos e a ambientação numa daquelas cidadezinhas americanas em que todo mundo se conhece e qualquer acontecimento fora da rotina é encarado como uma guerra mundial.

O festival oferece oportunidade única também do público assistir a outro Oscarizado, "Bohemian Rhapsody", que será exibido no dia 1 de julho, às 20h, juntamente com o elogiado "Um lugar silencioso".

O Cine Líbero Luxardo desempenha um papel de atualização do público belenense com o que vem sendo produzido em cinema no Brasil e no mundo. Suas Sessões Regulares atualmente contam com três exibições diárias, sempre de terça a domingo, apresentando produções contemporâneas e clássicas a preços acessíveis.

Além destas, diversos projetos com entrada franca são realizados em parcerias com coletivos e associações de cinéfilos que contemplam aspectos da produção cinematográfica em suas mais variadas manifestações – como, por exemplo, a Sessão Cult, em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará; o CineLiso e o Cine Nerd, desenvolvidos em parceria com os coletivos CineLiso e Nerds Paraenses, respectivamente; e a Maldita Cineclube, em colaboração com a Associação paraense de Jovens Críticos de Cinema.

Inaugurado em 27 de junho de 1986, o Líbero é uma sala de projeção vinculada à Fundação Cultural do Pará. Seu nome é uma homenagem ao cineasta homônimo, nascido no interior paulista e paraense no coração. Líbero consolidou sua carreira em Belém, para onde veio na década de 40. Foi um pioneiro do cinema amazônida, realizando os primeiros longas rodados no Pará.

Seus filmes foram grandes celebrações da nossa cultura. Além de utilizar elenco exclusivamente paraense, Luxardo também dedicou atenção à nossa música ao enfatizá-la em suas trilhas sonoras – que contaram com colaborações luxuosas de nomes como Waldemar Henrique e Paulo André Barata.

Agende-se:
Mostra 33 anos de Cine Líbero Luxardo - gratuita

Dia 27/6
"A Mula" - às 16h;
"Bingo - O Rei das Manhãs" - às 18h;
"Mãe!" - às 20h;

Dia 28/6
"Corra!" - às 16h;
"Chico & Rita" - às 18h;
"Corpo Fechado" - às 20h;

Dia 29/6
"Viva - A Vida é uma Festa" - às 16h;
"Chega de Fiu Fiu" - às 18h;
"Fragmentado" - às 20h;

Dia 30/6
"A Canção do Mar" - às 16h;
"A Garota Dinamarquesa" - às 18h;
"Vidro" - às 20h.

Dia 1º/7
"Um Lugar Silencioso" - às 16h;
"Dunkirk" - às 18h;
"Bohemian Rhapsody" - às 20h;

Dia 2/7
"Ilha de Cachorros" - às 16h;
"A Favorita" - às 18h;
"A Forma da Água" - às 20h;

Dia 3/7
"Capitão Fantástico" - às 16h
"Três Anúncios Para Um Crime" - às 18h;
"Boy Ereased: Uma Verdade Anulada" - às 20h;

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA