CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém recebe o "poeta marginal" Chacal nesta terça-feira, 23

Conhecido principalmente pelo trabalho como compositor, ele é o convidado do projeto Arte da Palavra

Bruna Lima
fonte

Mesmo já tendo declarado que o título de "Poeta Marginal” só serve à universidade e ao mercado, Chacal, conhecido com um dos precursores desse tipo de poesia no Brasil, chega a Belém para falar, cantar e declamar um pouco do que vem colecionando como compositor, poeta, músico e produtor cultural desde os anos 70. Ele é o convidado da 4ª edição do Projeto Arte da Palavra dentro do circuito oralidades do Sesc Belém. A programação começa nesta terça-feira, dia 23, às 19h, no Centro de Cultura e Turismo do Ver-o-Peso, com entrada gratuita.

O evento é realizado na data que marca o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, comemorado todos os anos em 23 de Abril, e organizado pela Unesco para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais.
Ricardo de Carvalho Duarte, Chacal, é conhecido pela irreverência, ousadia e pelo incansável trabalhado pela arte. A sua primeira obra literária foi lançada aos 20 anos de idade, com o título "Muito prazer", um livro de poesia que marca a geração dos poetas dos anos 70, que faziam impressões em mimeógrafo, caracterizado pela tiragem limitada.

Chacal era um desses poetas que vendia sua arte nas ruas, bares e teatros do Rio de Janeiro. E com certeza esse contato com as pessoas e a vivência pela rua contribuíram para o processo criativo do artista. Depois das poesias, ele assinou composições, trabalhos como produtor cultural, posteriormente peças teatrais, entre outros produtos.

Nos anos 70 ele criou junto com outros artistas o "Artimanhas", um evento de leituras de poesia que unia trabalho e festa. Nos anos 90, deu início ao projeto "CEP 20.000, Centro de Experimentação Poética", junto com o amigo Guilherme Zarvos.

O projeto se trata de um grande sarau no Rio de Janeiro, mensal, onde o público tem contato com diferentes produções artísticas. Como letrista, teve diversas músicas gravadas, como "Revoada", "Meio-fio", "Leontina" e "Fogo-fátuo", todas em parceria com Moraes Moreira, esta última gravada por Terezinha de Jesus no LP  "Vento nordeste". Foi parceiro de Lulu Santos em "Você teima", gravada em 1983 no LP "O ritmo do momento", de Lulu Santos. Entre seus vários parceiros estão Evandro Mesquita e Patrícia Travassos, em músicas como "Volta ao mundo", gravada pela banda Britz em 1982, e ainda "Radioatividade" e "Última ficha", interpretadas pela mesma banda. Como um artista incansável, escreveu para grupos de teatro como Asdrúbal Trouxe o Trombone e Manhas & Manias. 

O projeto "Arte da Palavra", realizado pelo Departamento Nacional do Sesc, em parceria com os Departamentos Regionais, promove o intercâmbio de artistas e a formação de leitores. E tem objetivo do reunir cerca de 80 autores para circular por 93 municípios brasileiros em 2019. O Circuito de Oralidades do Arte da Palavra é voltado para a valorização das manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora.

Serviço:

Sarau Poético com o escritor Chacal
Data: terça-feira, dia 23, às 19h
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas) 
Entrada Franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA