Circula Amostraí leva teatro e contações de histórias a três bairros de Belém com acesso gratuito
Contemplado pelo Prêmio PNAB/FUMBEL 2024, projeto do Casarão do Boneco promove vivências artísticas em comunidades da Pratinha, Vila da Barca e Batista Campos, com intérprete de Libras e participação de artistas do coletivo In Bust Teatro com Bonecos
A partir de sábado (19), a arte invade as ruas de Belém com o projeto Circula Amostraí, que leva uma programação cultural gratuita e acessível a três bairros da cidade: Pratinha, Vila da Barca e Batista Campos. A iniciativa é realizada pelo coletivo Casarão do Boneco e foi contemplada pelo Prêmio PNAB/FUMBEL 2024. Com atividades voltadas para toda a família, o projeto reúne contações de histórias, espetáculos teatrais e ações comunitárias, sempre aos sábados, das 17h às 19h, com acesso gratuito e intérprete de Libras em todas as sessões. A circulação começa no dia 19 na comunidade Brincando, Criando e Aprendendo (Pratinha II), segue para a Vila da Barca no dia 26 e encerra no Casarão do Boneco, no bairro de Batista Campos, no dia 2 de agosto.
A proposta do Circula Amostraí é expandir o alcance do projeto original Amostraí, criado em 2016, com o propósito de tornar a arte acessível a todos os públicos e contribuir para a sustentabilidade do Casarão do Boneco, espaço cultural independente fundado em 2004 pelo grupo In Bust Teatro com Bonecos. Localizado em um casarão centenário, o espaço é referência em teatro popular e bonecos na cidade, mantido por uma rede colaborativa de artistas e apoiadores.
“O projeto só existe porque existe o Casarão do Boneco. A Mostra Aí nasceu como uma estratégia de sobrevivência, com a proposta de ‘pague quanto puder’, buscando manter o espaço vivo e funcionando para a cidade”, explica Cristina Costa, integrante do coletivo. Ao todo, são cinco espetáculos/contações envolvidos, incluindo dois clássicos do repertório do In Bust: Curupira e Os 12 Trabalhos de Hércules. Também integram a programação Calças, com Nanan Falcão; Histórias e Peraltices, com Fernandu Sarmento; e Minha Mãe é um Problema, com Adriana Cruz.
A curadoria é formada por artistas do próprio coletivo e aposta em cenas que combinam humor, narrativas populares e teatro com bonecos. Toda a realização, da criação à técnica e produção, é assinada pelos integrantes do Casarão, reforçando o caráter autoral e colaborativo da ação. “O objetivo maior é dar visibilidade ao Casarão e à programação da Mostra Aí. Mas também queremos expandir o conceito de acessibilidade cultural para além dos muros do casarão. A gente vai até as comunidades, leva toda a nossa estrutura e oferece duas horas de imersão artística com contações e espetáculo, como fazemos nas edições regulares da Mostra Aí”, completa Cristina.
“É um sentido de inclusão, de pertencimento, de cidadania muito intenso, construído através da arte. Quem não conhece o Casarão, é convidado a vir. A ideia é trazer essas comunidades também para dentro do nosso espaço e fortalecer essa rede de resistência cultural”, conclui.
Programação Circula Amostraí
19 de julho – Pratinha (17h às 19h)
Local: Comunidade Brincando, Criando e Aprendendo
Passagem John Engelhard, Alameda 2, nº 80 – Pratinha 2
Apresentação e entremeio divertido: Cincinato Marques Jr.
• Histórias e Peraltices (Fernandu Sarmento)
• Mel e Kiko – uma história com muitos nós (Leonel Ferreira)
• Curupira (In Bust Teatro com Bonecos)
26 de julho – Vila da Barca (17h às 19h)
Local: Projeto Barca Literária – Quadra de Esportes da Vila da Barca
Apresentação e entremeio divertido: Cincinato Marques Jr.
• Minha Mãe é um Problema (Adriana Cruz)
• Mel e Kiko – uma história com muitos nós (Leonel Ferreira)
• Curupira (In Bust Teatro com Bonecos)
2 de agosto – Batista Campos
Local: Casarão do Boneco – Av. 16 de Novembro, 815
17h às 19h – Apresentação e entremeio divertido: Cincinato Marques Jr.
• Calças (Nanan Falcão)
• Histórias e Peraltices (Fernandu Sarmento)
• Os 12 Trabalhos de Hércules (In Bust Teatro com Bonecos)
Espetáculos em destaque:
Curupira – Inspirado nas lendas amazônicas, com bonecos, máscaras e musicalidade popular.
Histórias e Peraltices – A infância como potência poética e criativa.
Minha Mãe é um Problema – Uma mãe mágica e cheia de afeto quebra padrões.
Calças – Um conto simbólico sobre identidade e pertencimento.
Os 12 Trabalhos de Hércules – Mitologia grega com humor, bonecos e materiais recicláveis.
Serviço:
Belém (PA) – Pratinha, Vila da Barca e Batista Campos
Datas: 19 e 26 de julho (17h às 19h) e 2 de agosto (10h e 17h)
️ Acesso gratuito
Evento acessível com intérprete de Libras
Classificação: Livre
Mais informações: @casaraodoboneco
Palavras-chave