CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Agentes da área debatem política cultural na UFPA

A roda de conversa "Política cultural pra quê?" é promovida pelo Fórum de Culturas do Pará

Redação Integrada

Artistas, produtores culturais e fazedores de cultura terão a oportunidade de debater mais uma vez sobre a importância de construir formas de democratização da política cultural durante a roda de conversa "Política cultural pra quê?" promovida pelo Fórum de Culturas do Pará. O evento será nesta quinta-feira (13), às 16h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA.

Já tem um certo tempo que o coletivo vem promovendo debates e amadurecendo estratégias que visam a criação de um sistema estadual de cultura. Valcir Santos, que é professor da Universidade Federal do Pará e um dos debatedores do evento, explica que ao longo do tempo o coletivo vem formulando uma carta com uma série de questões, que é uma forma de manifesto para fazer a instalação de uma série de prioridades, entre elas um plano e o fundo de cultura.

A roda de conversa se faz no cruzamento das manifestações artísticas e culturais e do debate de ideias. No primeiro módulo, vai ter um debate sobre Cultura e as concepções que norteiam as práticas culturais e as políticas culturais. Esse módulo conta com a participação do professor e pesquisador Fábio Castro, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPA, e de Eliana Bógea, pesquisadora e ativista cultural que também já foi consultora do MinC Norte.

O segundo módulo é sobre as formas de democratização da política cultural e a importância da construção do Sistema Estadual de Cultura do Pará, a partir da intervenção do professor da UFPA e ativista cultural Valcir Santos, que pesquisa a área da Economia Criativa e da política cultural.

No terceiro módulo serão expostos relatos de experiências de projetos e intervenções culturais, sobretudo na periferia. Três mulheres protagonizam esse debate: Mana Josy fala da experiência e luta das mulheres na cultura rap; Suelen Ferro fala sobre os projetos e originalidade do grupo da “Nação Ogan”, sobretudo com os jovens do Guamá; e Laurene Ataide fala sobre cultura popular e a trajetória do Passáro Colibri, de Outeiro. E durante o evento, terão várias intervenções artísticas, misturando carimbó, percussão, mpb, samba, dança, rap, hip-hop, e muito balanço da cultura. 

Agende-se:
Roda de Conversa “Política Cultural pra quê?”
Data: 13/12/2018
Hora: 16h
Local: UFPA/ auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- ICSA/setor profissional (ao lado do NAEA)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA