CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abre a tela que o boi vai entrar

O arrastão vem com o tema "Arraial Brincante" e promete agitar os fãs até 11 de julho

Bruna Lima
fonte

Libera um espaço da casa que lá vem o boi no tradicional Arrastão do Pavulagem, que em mais um ano ocorre virtualmente, mas não deixa o público órfão das entoadas, quadrilhas e carimbós. Com abertura das lives, neste domingo (20), o arrastão vem com o tema "Arraial Brincante" e promete agitar os fãs em mais três domingos, até 11 de julho. Entre as novidades, o repertório cronológico desde o início do grupo e videoclipe inédito da música "Pensamento Voa".Para acompanhar a festa, é só acessar o canal do youtube do Arraial do Pavulagem.

O "Arraial Brincante" é um mergulho do grupo nas próprias entranhas. Júnior Soares, um dos fundadores do projeto, explica que é como se estivesse colocando uma lupa de aumento nas próprias entranhas. "Nós também colocamos essa lupa nas pessoas que nos ajudam, que fazem parte do processo de construção dos arrastões", destaca.

Desde o ano passado, com o cenário da pandemia do novo coronavírus, o grupo vem passando por vários processos para pensar e reformular sobre o que é o arrastão do Pavulagem. Em mais uma edição, o projeto segue como uma revista eletrônica, que a cada novo episódio, revê seu repertório, traz lançamento de novas músicas mostrando os processos que permeiam a construção do seu folguedo de rua e contando ainda com diversos convidados que fazem parte desses mais de 30 anos do cortejo do Boi Pavulagem.

"Nós chamamos de revista eletrônica porque não gosto da palavra live e além de cantar, que é a nossa essência como músicos, aproveitamos o espaço para também contar a nossa história", destaca Junior Soares.

Cada domingo é um novo episódio e, neste de abertura, vai abordar a “Fogueira do Nascimento”, percorrendo as origens do Boi Pavulagem, no Teatro Waldemar Henrique, os símbolos juninos e a “Levantação do Mastro”, que conta mais uma vez com a participação do Grupo de Carimbó Sancari.

O diretor geral de vídeo e roteiro das lives, Felipe Cortez, destaca que neste junho, “o ‘Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante’ quer abraçar os símbolos desta nave de saberes que é a quadra junina brasileira em sua singular experiência na Amazônia.

O primeiro episódio apresenta também o videoclipe de “Boi da Campina”, música inédita do Arraial do Pavulagem, além de trazer músicas do discos “Gente da Nossa Terra” (1995), “Sotaque do Reggae Boi” (1996) e “Arrastão do Pavulagem” (2001). Uma música escolhida pelo público, através das redes sociais, também será incluída no repertório, assim como a participação gravada de diversos convidados.

Os brincantes e músicos que fizeram e fazem parte com participações especiais também são personagens da revista.

O segundo episódio, no dia 27, vai louvar os “Santos do Amor”, resgatando a sacralidade da música e rememorando a concentração na Escadinha do Cais. O repertório do episódio é formado pelo encontro dos discos “Folias do Marajó” (2002) e “Arraial do Pavulagem” (2003). Já o terceiro episódio, no dia 4 de julho, mergulha no universo das brincadeiras juninas com o tema “Pescaria de Sonhos”, marcado pelas memórias do Curral dos Cavalinhos em plena Presidente Vargas. No repertório estarão canções dos discos “Música do Litoral Norte” (2004) e “Rota da Estrela” (2005).

No quarto e último episódio, 11 de julho, o tema é o “Banho de Cheiro e Saber”, incluirá momentos como o processo criativo do mestre Zeti, luthier dos instrumentos do Arraial do Pavulagem. Ainda haverá a exibição do videoclipe “Cabelo Cacheado”, gravado durante a realização do projeto “Arraial do Futuro”, em 2020. E o repertório será baseado em “Céu da Camboinha” (2013) e “Caeté Camará” (2018), os discos mais recentes da banda.

O clima de proximidade se dá com a participação direta do público por meio do canal do youtube, onde os fãs podem trocar informações, fazer perguntas e até pedir músicas.

Junior Soares tem a esperança que o arrastão volte às ruas o quanto antes, pois a cultura popular precisa do contato com as pessoas, já que é desta forma que a energia entre artista e público circula. “A celebração é magica e o virtual não substitui. Essa experiência é importante, pois gera conteúdo e deixa legado, mas o contato do público é primordial”, destaca Soares.

Para a analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o apoio ao Arraial pelo terceiro ano é motivo de alegria. “Queremos repetir o sucesso das lives do ano passado, contribuir com a cultura do Pará, levar entretenimento aos paraenses é algo que muito nos orgulha”, ressalta.

O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura - Semear, da Fundação Cultural do Estado Pará e Governo do Pará, com patrocínio da Equatorial Energia, e conta também com o apoio e retransmissão pela TV Cultura Pará

Agende-se:

Arrastão do Pavulagem, Arraial Brincante

Quando: Aos domingos - dias 20 e 27 de junho, e 04 e 11 de julho;

Onde assistir as lives: https://www.youtube.com/arraialdopavulagemoficial

Quanto: Gratuito.

Lojinha do Pavulagem

Siga o Pavulagem nas redes sociais:

https://www.facebook.com/arraialdopavulagemoficial

https://www.instagram.com/arraialdopavulagem

Escute o Arraial do Pavulagem no Spotify:

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA