Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios

Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios O Colégio Marista investe no uso das tecnologias no ambiente escolar, o que tem garantido resultados positivos para a instituição

Paloma Lobato

A tecnologia está presente em nosso dia a dia em diversas áreas, desde as pequenas tarefas do dia a dia, até o modo pelo qual nos informamos até como a ciência tem evoluído. Isso mostra o quanto a tecnologia vem causando profundas transformações em nossa sociedade. 

Na evolução do sistema educacional não seria diferente. O uso das tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço no processo educacional e vem sendo empregado em sala de aula de forma produtiva tanto para os alunos quanto para os professores, oferecendo uma melhora significativa da qualidade de ensino. 

Pensando nisso, o Colégio Marista destacou os principais benefícios do uso das tecnologias no ambiente escolar. 

Ensino otimizado

Os métodos tradicionais de ensino dão lugar à ferramentas que captam mais a atenção dos alunos de forma diferenciada, transformando a realidade de uma educação defasada para uma educação baseada em habilidades educacionais do século XXI. 

"Trazer os conceitos de tecnologia educacional para a realidade de sala faz com que haja uma ruptura na forma tradicional de lecionar e convida professores e principalmente os estudantes a mergulharem na forma de aprender mais atual. Esse formato não ignora que há um excesso de tráfego de informações rodeando os estudantes, mas trabalha fazendo com que essas informações sejam direcionadas, tornando a educação mais leve e otimizada", explica o assistente de tecnologia educacional do Colégio Marista, Marcelo Carvalho. 

Aulas mais dinâmicas e atraentes

O uso das tecnologias torna as aulas mais dinâmicas e atraentes para os alunos (Reprodução/Colégio Marista)

Como já falamos, o uso das tecnologias atraem mais a atenção dos alunos, tornando as aulas mais interessantes. Trazer a tecnologia para a sala de aula gera aproximação do processo de ensino-aprendizagem das demais áreas e aspectos da vida dos estudantes, atraindo a atenção dos mesmos e despertando o interesse pela aquisição do conhecimento abordado. 

"Utilizar tecnologia educacional e recursos tecnológicos em sala de aula vai criar pontes importantíssimas para permitir que os estudantes aprendam e fixem conhecimento de forma mais rápida", afirma Marcelo.

Sala Maker, Metodologia STEAM e robótica

Investir em novas tecnologias está entre as prioridades do Colégio Marista. Pensando nisso, a instituição de ensino tem atuado em parceria com a Microsoft, que possibilita a utilização dos aplicativos tanto na sala de aula como nas formações para professores.

Um exemplo disso é a sala Maker, que permite que os docentes trabalhem as novas habilidades do século XXI, transformando os alunos em protagonistas em suas atividades e colocando o professor como um tutor, direcionando as atividades. 

Outro diferencial da escola é o uso da metodologia SETAM, que é utilizada para a implantação em projetos multidisciplinares e que trabalham os conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Além disso, a robótica tem papel fundamental na instituição, não apenas como uma forma de criar robôs e programar estes aleatoriamente, mas trabalhando o conceito de atividade em equipe, lógica matemática e de processos.

A robótica não se limita à criação de robôs ou programação, mas trabalha o conceito de atividade em equipe, lógica matemática e de processos (Reprodução/Colégio Marista)

"Esse ensino permite aos estudantes desde cedo serem críticos e assertivos em suas tomadas de decisões e consequentemente em suas atividades futuramente no mercado de trabalho", destaca Marcelo.

O Colégio Marista alia tradição e inovação, com a experiência de mais de 200 anos de formação integral de estudantes, proporcionando aos alunos o contato direto com novas tecnologias educacionais. Saiba mais!

Conteúdo sob aprovação
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!