Jovens aprendizes se destacam; contato com o mundo empresarial é diferencial

Elisa Vaz

Uma das profissionais que passaram pelo Programa Portas de Entrada da Vale e obteve êxito na carreira foi a técnica em eletromecânica e estudante de engenharia civil Maria Zuila Timóteo da Silva, de 36 anos. Ela entrou no programa em 2005, como Jovem Aprendiz, e está na empresa até hoje. Atualmente, Maria atua na usina, na área de Manutenção Pellet, e é a responsável técnica pela equipe de aprovisionadores da gerência. Ela trabalha com processo de compras de materiais, gestão de custo, investimento e dá suporte ao gerente em algumas demandas de gestão, além de ficar responsável pela supervisão quando seu supervisor não está disponível.

“O programa é extremamente importante. Eu era um jovem com pouca experiência no mercado de trabalho e o Senai me apresentou o que era necessário para ser um bom profissional” - Isack Nascimento, administrador.

Para ela, o Programa Portas de Entrada contribui muito para a empregabilidade de pessoas no setor mineral. “Acredito que o programa tenha um modelo muito bom de dar aos jovens o incentivo para uma carreira. Carajás é um mundo de aprendizado, uma escola que ensina todo dia”, pontua a profissional.

EXPERIÊNCIA

Já o administrador Isack Nascimento, de 24 anos, passou por duas seções do programa da Vale. Ele ingressou na empresa em 2014, como Jovem Aprendiz – antes de atuar nas atividades da mineradora, ficou em torno de sete meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na fase de formação, recebendo treinamentos necessários para a função de assistente administrativo. Depois, foi estagiário na empresa.

“O programa é extremamente importante. Eu era um jovem com pouca experiência no mercado de trabalho e o Senai me apresentou o que era necessário para ser um bom profissional”, conta.

Hoje, ele atua como assistente administrativo da Gerência de Contratos Corredor Norte da Vale e faz parte de um time responsável pelas atividades de Gestão da Qualidade ISO9001, Saúde Segurança e Meio Ambiente, Soluções de Problemas e Melhoria Contínua.

“Esses programas são os que geram a maior quantidade de novos empregados. E mesmo que a pessoa não consiga ser contratada ela já sai com experiência, conhecimento e um currículo que é desejado por outras empresas do setor”, opina.

Reportagem
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!