Área de edificações e mineração atraem jovens

Ao todo, são 151 modalidades ofertadas em 18 campi do órgão, somando os subsequentes, que são os cursos técnicos comuns, e os integrados

Elisa Vaz

Outra instituição reconhecida pelos cursos técnicos no Estado é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). São 151 modalidades ofertadas em 18 campi do órgão, somando os subsequentes, que são os cursos técnicos comuns, e os integrados, em que o estudante se forma no ensino médio e na área técnica ao mesmo tempo. Entre os eixos tecnológicos estão os recursos naturais, incluindo as áreas de florestas, agropecuária, agricultura e aquicultura; informação e comunicação, que inclui os cursos de informática; infraestrutura, relacionados com a indústria; gestão e negócios, que tem administração e secretariado, por exemplo; e outros. Todos têm duração entre um ano e meio e dois anos.

A chefe do departamento da educação básica do IFPA, Gleice Izaura da Costa, explica que os cursos voltados para a indústria ficam nos campi de Belém, Parauapebas, Marabá, Ananindeua e Tucuruí, e incluem edificações, mineração, mecânico de máquinas pesadas, química industrial, saneamento, elétrica, eletroeletrônica e outras opções, sendo que as mais procuradas são edificações e mineração.

“Temos uma proposta muito interessante no campus de Parauapebas, que tem convênio com a Vale e boa parte dos cursos de lá são voltados para a formação do profissional que quer atuar na área de serviço da empresa” - Gleice Izaura da Costa, chefe do departamento da educação básica do IFPA.

Segundo Gleice, as oportunidades encontradas pelos profissionais técnicos ao terminarem os cursos são muito boas. “Essa modalidade é muito boa para quem procura uma formação rápida, até porque muitos precisam ajudar a família desde cedo. Nós temos bons resultados de inserção no mercado, muitas áreas têm conseguido uma excelente empregabilidade, especialmente no interior do Estado”, ressalta a chefe de educação básica. Dentro da própria instituição, há uma série de oportunidades para quem quer adquirir experiência, como estágios, projetos de pesquisa, extensão e de inovação. (E.V.)

Reportagem
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!