CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Veja o que estamos fazendo aqui e o que pudemos reunir'

Repórter 70

E viva o carimbó!
Hoje à noite, haverá programação especial pelo Dia Estadual do Carimbó,
na Estação Cultural de Icoaraci.

Pelas estradas federais
Será divulgado hoje o balanço da operação “Finados 2021” realizada pela Polícia Rodoviária Federal, que terminou ontem.

image Joe Biden (J. Bosco)

"Veja o que estamos fazendo aqui e o que pudemos reunir.”

Foi o que afirmou, ontem, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após o acordo internacional firmado pelo fim do desmatamento até 2030. Segundo ele, “esse é um grande exemplo do que o mundo precisa”. As declarações foram dadas em coletiva à imprensa em Glasgow, na Escócia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26.

PARÁ

Coalizão
 
Em evento marcado para o próximo domingo, 7, o Estado do Pará será anunciado como membro efetivo da Coalizão Under2, uma comunidade global de governos comprometidos com ações climáticas alinhadas ao Acordo de Paris. A Coalizão Under2 foi criada em 2015, na Califórnia, nos Estados Unidos, e, hoje, reúne 260 jurisdições entre Estados, províncias e municípios. O ingresso do Pará na comunidade global foi aprovada durante reunião do comitê gestor realizada em setembro, após a entrada do Estado na campanha intitulada “Corrida para o Zero” (“Race to Zero”), cujo objetivo é neutralizar as emissões de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

Parcerias

A reunião da Coalizão Under2 faz parte dos eventos da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou na segunda-feira, 1º, em Glasgow, na Escócia (Reino Unido). Fontes do governo estadual afirmam que o ingresso do Pará no grupo pode abrir oportunidades para que o Estado consiga parcerias internacionais para a preservação da floresta, desenvolvimento de projetos na área de bioeconomia e investimentos em programas de desenvolvimento sustentável.

VACINA

Reforço

Uma boa notícia para quem tem mais de 60 anos de idade, já tomou as duas doses dos imunizantes contra a covid-19 e está ansioso pelo reforço vacinal. A partir da próxima segunda-feira, 8, começará, em Belém, a nova fase de imunização para esse público e também para os profissionais da área de saúde e pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco para a covid-19. Quem tem mais de 70 anos de idade e ainda não tomou a dose de reforço pode procurar os postos de atendimento da campanha de imunização até o fim desta semana.

CIRURGIAS

Prazos

Com a redução dos casos de covid-19 em todo o Brasil e ampliação dos atendimentos eletivos de outros procedimentos, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica orientando sobre os tempos de espera para as chamadas cirurgias eletivas para quem teve diagnóstico recente de covid-19. De acordo com o texto da nota, os tempos podem ser alterados após avaliação de risco pré-operatório, considerando fatores como intensidade cirúrgica, comorbidades e relação benefício/ risco de adiamentos.

Recomendação

Em geral, para o convalescente de síndrome gripal o tempo recomendado é dez dias após o início dos sintomas, desde que sem febre há 24 horas e sem uso de antitérmicos. Já para os quem teve a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) com diagnóstico laboratorial confirmado para covid-19, o prazo recomendado é de 20 dias após o início dos sintomas ou dez dias após resultado indetectável no exame RT-PCR para SARS-CoV-2, desde que sem febre há 24 horas, sem antitérmicos e com ausência dos sintomas respiratórios.

OAB DO PARÁ

Disputa

A chapa de oposição na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará fará, hoje, o lançamento de sua plataforma de gestão. O grupo, batizado de “Vamos Mudar a OAB”, é encabeçado por Sávio Barreto e Brenda Araújo, que disputam a presidência e vice-presidência da entidade, respectivamente. Amanhã, o lançamento será da plataforma da chapa da situação, que tem Eduardo Imbiriba como candidato à presidência. Nas redes sociais, Barreto tem pedido que haja debate entre os concorrentes. Imbiriba ainda não se manifestou sobre o assunto.

CRISE

Alternativas

Um estudo intitulado “Pagamentos no Brasil” revelou que 30% das grandes empresas do País precisaram renegociar dívidas em razão da queda de faturamento causada pela pandemia de covid-19. Curiosamente, o percentual foi menor entre pequenas e médias empresas. Nesse grupo, 23% informaram ter tentado alongar prazos para pagamento de dívidas. Mas, os responsáveis pelo estudo explicam que as pequenas e médias empresas sofreram grande baque com a crise. O fato de as maiores terem buscado mais a renegociação dos débitos, possivelmente, está ligado ao poder de barganha maior que elas têm junto aos bancos. O estudo foi elaborado pela Intrum Brasil, que atua nos serviços de gerenciamento de crédito e ativos. 

EM POUCAS LINHAS

► Especialistas afirmam que os mercados europeu e norte-americano de comercialização de madeira nobre vivem um “boom”.

► Embora ainda seja um grande fornecedor desse produto, o Pará tem tido dificuldade para aproveitar o bom momento por causa da demora na emissão, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Não Renováveis (Ibama), de documentos necessários para as exportações de produtos florestais.  
     
► As empresas de transporte fluvial que fazem as travessias entre a capital paraense  e os municípios de Barcarena e os situados no Arquipélago do Marajó voltaram a reivindicar um reajuste das tarifas.

► Alegam que acumulam perdas com o aumento nos preços dos combustíveis e também dos gastos com a folha de pessoal.

► A deputada estadual Marinor Brito foi designada para representar o partido dela, o PSOL, nos debates da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

► Quem também participa da conferência é a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho (PSDB). Ela falará no painel “Brazil Climate Action Hub” sobre os desafios e as oportunidades de acesso a financiamento para projetos climáticos.

► O titular da Coordenadoria de Relações Internacionais do município de Belém, Luiz Arnaldo Campos, embarca hoje para o Reino Unido. Vai representar a capital paraense na COP26.

► Será hoje, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará, o pré-lançamento da “Rota Amazônica”, programa para desenvolver o turismo internacional na Amazônia.

► Assim como já ocorreu em Belém, o governo vai desativar, hoje, o Hospital de Campanha de Santarém, que funciona na Escola Estadual “Maria Uchoa Martins”.

► Para continuar atendendo os casos de covid-19, será entregue o centro especializado de atendimento à doença que funcionará na Unidade de Pronto Atendimento de Santarém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!