CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Trump e suas 'ameaças' contra a democracia: 'O movimento que criamos está apenas começando'

Repórter 70

Golpe da vacina
Todo cuidado é pouco. A Segup orienta a população a denunciar possíveis golpes com a oferta da vacina contra a covid-19.

Nas alturas
O preço do açaí disparou nos pontos de vendas de Belém. Em alguns dele, paga-se até R$ 24 por um litro do produto.

image Donald Trump (J. Bosco)

"Agora que eu me preparo para entregar o cargo a um novo governo, eu quero que saibam que o movimento que criamos está apenas começando.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou um vídeo de despedida do mandato ontem, véspera da posse de Joe Biden. Na gravação, que tem cerca de 20 minutos, o republicano fez um balanço dos quatro anos de mandato. Trump desejou sorte ao novo governo, mas sem citar o nome de Biden.

FARO

Oxigênio  

Em entrevista, por telefone, a O LIBERAL, o prefeito do município de Faro (PA), Paulo Carvalho (PSD), informou que recebeu, ontem, 20 cilindros de oxigênio. Mesmo assim, o estoque do município seria suficiente para manter os pacientes apenas até a manhã de hoje. Segundo ele, os pacientes atingiram níveis de gravidade da doença que não foram registrados no primeiro pico da pandemia. “Estamos tentando comprar mais 20 cilindros para chegar nesta quinta-feira”. O prefeito afirmou que gestores da região estão trocando insumos para atender aos pacientes, mas a logística na área complica ainda mais a situação. “O Governo do Estado tem disponibilizado aviões, mas a logística é delicada. Estão montando uma usina (de oxigênio) em Parintins e outra em Oriximiná. Mas não temos outra palavra para definir o momento que não seja colapso”, destacou.

Oriximiná

O prefeito do município de Oriximiná (PA), William Fonseca (PRTB), se reuniu no final da tarde de ontem, por videoconferência, com o governador Helder Barbalho e, logo depois, anunciou que o Governo do Pará conseguiu ajuda do Ministério da Defesa para o transporte dos equipamentos para montagem da usina que comprou em São José dos Pinhais (PR). Para garantir o atendimento, Oriximiná conseguiu 15 cilindros do Hospital Regional do Oeste do Estado. “Estamos consumindo de 30 a 40 cilindros por dia. Ninguém estava preparado para esse aumento. Assim que conseguirmos o deslocamento da usina de oxigênio para cá, vai melhorar muito a situação nossa e dos municípios vizinhos.

Doações

A Assembleia de Deus, em Belém, enviou 100 cilindros de oxigênio para o Estado do Amazonas e, nos próximos dias, espera enviar mais 100. Uma das dificuldades para viabilizar as doações é a falta do produto no mercado, por causa do aumento na demanda. A Convenção das Assembleias de Deus no Brasil informa que está com uma força-tarefa para garantir a ajuda ao Estado vizinho.

COMÉRCIO

Feriados

O Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Belém (Sindilojas) enviou, ontem, ao prefeito Edmilson Rodrigues e ao governador Helder Barbalho ofício em que pede que os gestores não decretem, neste ano, ponto facultativo no período de Carnaval e nos dias úteis que ficam no meio de feriados e que costumam ser “enforcados”. No documento, o Sindilojas argumenta que a decretação desses pontos facultativos “pode incentivar a saída das pessoas do município de Belém para outras cidades a fim de aproveitar os ‘feriadões’ o que seria desastroso para o comércio”.
Prejuízos

Ainda segundo o Sindilojas o que o comércio deixa de vender nesses dias não é recuperado ao longo do ano. Entre as datas que são passíveis de ponto facultativo estão os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, período do Carnaval, que, neste ano, não deve ter qualquer tipo de programação por causa da pandemia. Também costumam ser facultados a Quinta-feira Santa - neste ano, em 1º de abril - e ainda a sexta-feira, 4 de junho, dia seguinte ao feriado de Corpus Christi.

JUIZ

História

O juiz Cláudio Rendeiro, umas das vítimas recentes da covid-19 no Pará, era menos conhecido que o seu carismático personagem “Epaminondas Gustavo”, mas sua história na magistratura vai longe. Quando atuava na área penal, por mais de uma vez, desceu de helicóptero na penitenciária de Americano, literalmente incendiada, para negociar com prisioneiros amotinados e convenceu mulheres de presos a desobstruírem a rodovia BR-316 interditada por um protesto. Ele era um negociador nato e tinha carisma. Foi um crítico declarado da política penitenciária brasileira, que, segundo ele, “prende muito e prende mal; em vez de reabilitar, brutaliza”.

Humanista

Rendeiro defendia medidas alternativas para cumprimento de penas e era radicalmente contra a redução da maioridade penal. “Se essa PEC (Proposta de Emenda Constitucional) passar no Congresso, será o transbordamento do caos: imagine colocar esses adolescentes num sistema que já tem 570 mil presos para 270 mil vagas?”, questionava. Como juiz da Vara de Execução Penal, não julgava. Recebia processos de quem já foi julgado e condenado – e não tem mais a quem recorrer. “Sou o médico legista do réu”, se autodefinia. Cláudio Rendeiro foi o primeiro coordenador estadual do programa “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça, voltado à reinserção social de presos.

EM POUCAS LINHAS

* O município de Soure completa, hoje, 162 anos de emancipação e as comemorações começaram ontem com o início da vacinação de profissionais de saúde contra a covid-19.

* O técnico de enfermagem, Jess Luiz, foi o primeiro a receber o imunizante.

* Centenas de profissionais de saúde foram vacinados ontem nos quatro cantos do Estado. As imagens invadiram as redes sociais trazendo esperança de que o controle da maior pandemia do século possa estar cada vez mais próximo.

* O prefeito de Oriximimá (PA), William Fonseca, é do PRTB e não do MDB como informamos ontem neste espaço.

* A deputada estadual Marinor Brito (PSol) está com a covid-19. Nas redes sociais, ela anunciou que tem sintomas leves e está em isolamento em casa.

* Tem aumentado o relato de pessoas que estão sendo reinfectadas pelo novo coronavírus, o que significa que, mesmo quem já teve a covid-19, não deve abandonar o uso de máscara e respeitar o distanciamento social.    

* A Secretaria Municipal de Habitação de Belém emitiu alerta contra golpes aplicados em nome do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Segundo o órgão, golpistas estão se passando por líderes comunitários e cobrando taxas para cadastro no programa.

* Terceiro colocado na lista encaminhada pelo Tribunal Superior Eleitoral à Presidência da República, o advogado Diogo Condurú, que já atuava como membro substituto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de janeiro como membro titular do TRE paraense, na categoria jurista. A posse está prevista para o próximo dia 22.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!