CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Objetivo é apresentar a autoridades estrangeiras e ao público brasileiro a realidade da região'

Foi o que disse o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em entrevista a uma emissora de rádio na segunda-feira (6), antes de embarcar para uma viagem pela Amazônia

Repórter 70

Religiosidade e economia
Serão divulgados, hoje, os números do turismo referentes ao Círio 2021. Os dados são da Setur e Dieese.

De volta ao campus
A Universidade Federal do Pará autorizou o retorno das aulas presenciais. A medida é válida também para a área administrativa.

image Hamilton Mourão (J. Bosco)

"O objetivo é apresentar a autoridades estrangeiras e ao público brasileiro a realidade da região e as principais políticas (federais e estaduais) com vistas ao desenvolvimento da Amazônia Legal.”

Foi o que disse o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em entrevista a uma emissora de rádio na segunda-feira (6), antes de embarcar para uma viagem pela Amazônia acompanhado de um grupo de diplomatas, parlamentares e jornalistas estrangeiros. Desde ontem, Mourão cumpre agenda oficial no Pará.

TAXA MINERAL

Julgamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) não chamou para julgamento, ontem, como previsto, a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Taxa Mineral. A ação foi movida, em 2014, pela Confederação Nacional da Indústria. O relator é o ministro Kassio Nunes Marques. O procurador-geral do Estado do Pará, Ricardo Sefer, fará a defesa oral da constitucionalidade da taxa que, como o nome sugere, é cobrada das indústrias de mineração.

Data

O adiamento da votação, pelo STF, se deu por causa da demora no debate em torno do Marco Temporal, que vai definir as  regras para a demarcação de terras indígenas no Brasil. Ainda não há data para que a ação volte à pauta. A decisão do STF terá repercussão geral, ou seja, valerá para todos os Estados que cobram esse tipo de taxa. Além do Pará, há cobrança semelhante em Minas Gerais e Amapá.

DORIA

Entrevista

Com chegada prevista a Belém para amanhã, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), falará, através da internet, com exclusividade ao Grupo Liberal em entrevista transmitida ao vivo, hoje, às 8h, pela página @oliberal no Instagram. Na pauta, o cenário político nacional, após os atos da terça-feira, 7, e também a posição do PSDB no Pará. Doria se mobiliza para as prévias que vão definir, em novembro, o pré-candidato tucano à Presidência da República para as eleições de 2022.

Prévias

Em Belém, o governador de São Paulo vai se reunir com empresários, políticos e autoridades. O desembarque na capital paraense está marcado para o final de tarde de amanhã. No sábado, ele participará da nona edição do evento “Encontros do PSDB pelo Brasil”, que reunirá a militância e lideranças tucanas em torno das prévias.

Visitas

Aliás, a agenda política paraense vai ser movimentada nesta sexta-feira. Além de Doria, o Estado está recebendo o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. Mourão veio acompanhado de dez embaixadores. E o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também virá ao Pará para uma visita oficial ao Instituto Evandro Chagas, em Belém.

SETE DE SETEMBRO

Reações

Como esperado, os atos do Sete de Setembro dominaram a agenda política, em Brasília, no dia seguinte ao feriado da Independência do Brasil. As opiniões sobre as manifestações se dividiram e o clima foi marcado pela polarização. O procurador-geral da República, Augusto Aras, classificou as manifestações como “festa cívica” e destacou o caráter pacífico das passeatas. Para o jurista Miguel Reale Júnior, autor do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as declarações do presidente Jair Bolsonaro nos atos em Brasília e São Paulo caracterizam afronta ao Poder Judiciário.

Custos

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, usou as redes sociais para divulgar que fará pedido formal de informações sobre os custos das manifestações aos cofres públicos. O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), falou sobre a importância de o País se voltar para a solução de problemas como a inflação e, resistindo às pressões da oposição, evitou falar em um possível processo de impeachment contra Jair Bolsonaro.

CÍRIO 2021

Ananindeua

Quando anunciou a programação do Círio de Nazaré deste ano, a Arquidiocese de Belém deixou alguns pontos para serem ajustados à medida que a situação da pandemia de covid-19 ficasse mais definida. Porém, apesar da abertura pelo governo do Estado da maioria das atividades envolvendo eventos com a participação do público, a Arquidiocese bateu o martelo em relação à programação em Ananindeua. Não será celebrada a missa campal na madrugada do segundo sábado de outubro, no pátio da Igreja Matriz de Ananindeua. Isso significa que o traslado de 50 quilômetros - da Praça Santuário, em Belém, até a Igreja Matriz de Ananindeua -, será sem paradas e com imediato retorno da imagem peregrina para a capital.

EM POUCAS LINHAS

► O projeto do uso de microchips em cavalos de tração que circulam por Belém começa a sair do papel.

► A iniciativa é do Ministério Público do Pará em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia e Centro de Controle de Zoonoses de Belém.

► No próximo dia 17, será realizado um encontro para alinhar o cronograma das atividades e, no dia 25, já está marcada uma ação na Ilha de Outeiro, para atendimento clínico e uso de microchips nos animais do distrito.

► Em vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito de Alenquer, Heverton dos Santos Silva, chama um padre e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de “bando de vagabundos”.

► O prefeito estaria incomodado com as entidades que organizaram a edição municipal do “Grito dos Excluídos”.

► O pároco Manuel Lopes Rodrigues defendeu o movimento. “É uma missão do Evangelho trabalhar por aqueles que não têm voz”, disse.

► As 93.600 doses de vacinas contra a covid-19 que chegaram ontem ao Pará, serão usadas para a aplicação de segunda dose e também para ampliar a imunização entre os adolescentes.

► A Prefeitura de Belém retomará, amanhã, o calendário de vacinação contra a covid-19 com a chamada exclusiva para primeira dose em pessoas nascidas entre os anos de 1989 e 1994.

► A Universidade Federal do Oeste do Pará anunciou a retomada das aulas semipresenciais no mês que vem.

► Para isso, será elaborado um plano que será analisado pelos conselhos superiores de cada área de ensino.

► Hoje, a modelo paraense Carol Ribeiro será uma das mediadoras, junto com Gisele Bündchen e a cantora paraense Liège, do painel especial sobre sustentabilidade promovido pela Natura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!