CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O vacinado não tem como transmitir o vírus', disse o presidente Jair Bolsonaro durante manifestação

Pesquisas apontam que mesmo quem já tomou a segunda dose da vacina pode ser infectado e transmitir a covid-19, mas tem chances menores de internação e morte

Repórter 70

Museu Solidário
A Secult lançou ontem projeto de troca de alimentos não perecíveis por ingressos para museus no Estado.

Novos prefeitos eleitos
Eleitores de cinco municípios brasileiros foram às urnas ontem para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos.

"O vacinado não tem como transmitir o vírus”.

A declaração foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro, ontem, em São Paulo, durante manifestação de motociclistas a favor do governo federal. Pesquisas apontam que mesmo quem já tomou a segunda dose da vacina pode ser infectado e transmitir a covid-19, mas tem chances menores de precisar de internação e morrer.

PRESENÇA

EVENTO

O presidente Jair Bolsonaro é esperado em Belém na próxima sexta-feira, 18, para a celebração de aniversário dos 110 anos da Igreja Assembleia de Deus no Pará. Além das lideranças nacionais e regionais da igreja, o evento deve reunir no mesmo local o presidente, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

INSEGURANÇA

SILÊNCIO
 
O Ministério Público Federal (MPF) ainda não obteve resposta ao pedido de escolta para garantir a viagem de 72 lideranças Munduruku até Brasília. A viagem, que ocorreria na última quinta-feira, 10, foi cancelada após garimpeiros rasgarem os pneus do ônibus e ameaçarem o motorista. Na sexta, o MPF requisitou escolta e proteção policial às lideranças, tanto por ofício às autoridades quanto em manifestação à Justiça Federal, mas até o momento persistem a falta de resposta e a insegurança.

MUDANÇA
 
Inicialmente a Polícia Militar (PM) havia confirmado, na manhã de sábado, 12, que garantiria a segurança do ônibus com as lideranças para o embarque, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já se comprometeu a fazer a escolta do ônibus no trajeto. Mas, na tarde de sábado, a PM mudou de posição e alegou falta de autorização do comando e da Secretaria de Segurança Pública (Segup), retirando o apoio. Agora, o MPF faz tratativas com a Segup para conseguir o apoio policial, e espera obter ainda hoje alguma resposta concreta.

ESQUARTEJADORA

LIVRO

Depois do sucesso do livro “Suzane: Assassina e Manipuladora”, o jornalista paraense Ullisses Campbell prepara outro lançamento de impacto.

MATSUNAGA

Desta vez Ulisses Campbell se debruçou sobre a trajetória de Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido, o então diretor-executivo do poderoso grupo de alimentos Yoki, Marcos Kitano Matsunaga. Além da trama central, Ulisses mergulha no submundo dos crimes sexuais. O livro traz, por exemplo, histórias inéditas de mulheres violentadas sexualmente pelos empresários Saul e Samuel Klein. Campbell pesquisou a história da assassina por dois anos. A obra terá lançamento em Belém, no segundo semestre, com apoio do Grupo Liberal.

VACINA

BELÉM

Belém começa hoje a vacinar as faixas de idade de 50 a 56 anos. A vacinação dessas faixas etárias prossegue até o próximo dia 25, em 18 postos da capital, que atenderão também pessoas de outras faixas de idade que por alguma razão deixaram de tomar a primeira ou a segunda dose da vacina. É importante lembrar de ter em mãos no ato da vacina o cartão SUS e o comprovante de residência. Quem for do time dos retardatários de outras faixas de idade e tiver perdido a carteirinha dada na primeira dose, após tomar a segunda, o documento pode ser acessado pelo aplicativo ConecteSUS. Ele gera um comprovante com código de barras que também é válido para os casos de viagens a locais com barreiras sanitárias.

IDOSO

VIOLÊNCIA

Com o tema “O respeito não envelhece”, será promovida de hoje até quarta-feira a programação alusiva à Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, cuja data é amanhã no calendário mundial estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura ocorrerá no auditório do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), onde também será realizada a capacitação sobre os direitos da pessoa idosa, com a participação da ouvidora Walquíria Alves, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e da representante da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Belém, Crideida Pereira.

CRECHES

EXIGÊNCIAS

O Decreto Estadual 1.640, que regulamenta a Lei 9.256, de regulamentação do programa “Creches por todo o Pará”, traz diversas exigências para que as prefeituras façam a adesão. A principal é em relação aos imóveis, que precisam ter tamanho a partir de 60 metros de frente por 60 de fundos.

Em Poucas Linhas

► Está confirmada a participação do Estado do Pará na reunião ordinária do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia Legal, em Brasília, nos dias 23 e 24 deste mês. O representante estadual será o próprio secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’ de Almeida.

► Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam 400 quilos de lagosta congelada na unidade de Gurupi, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste paraense. A carga, avaliada em R$ 16 mil, estava entrando no Pará, com destino a Belém, sem nota fiscal. A mercadoria vinha de Fortaleza (CE) numa caminhonete, para evitar a fiscalização tributária.

► O Ministério Público Federal em Itaituba, que acompanha a sucessão de violências de garimpeiros contra lideranças que se opõem ao garimpo na região, informou novamente a situação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, reforçando pedido de intervenção federal para garantir a segurança pública em Jacareacanga.

► O município de Capanema obteve do governo estadual a assinatura de ordem de serviço para a pavimentação e requalificação da PA-448, além da ordem de serviço para a reconstrução da escola Dom João VI e entrega de títulos de terra no município.

► Depois de diversos registros de assaltos e muita reclamação por parte dos frequentadores, o Parque Estadual do Utinga recebeu reforço na segurança. O parque será monitorado com câmeras e terá o reforço nas rondas policiais. Para chegar às áreas de difícil acesso, as rondas terão o emprego de dois quadriciclos doados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para aumentar o raio de ação dos policiais.

► O município de Peixe-Boi, no nordeste do Pará, vai tirar do papel as obras de requalificação da orla da cidade. O projeto será executado pela prefeitura, com investimento do Tesouro estadual. O projeto da nova orla tem intervenção em 4,6 mil metros quadrados, com valorização dos elementos naturais para atrair mais visitantes e fortalecer o turismo e a economia local.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!