CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não paguei um centavo', afirma Bolsonaro, se defendendo da acusação de propina na compra de vacinas

O presidente publicou um vídeo nas redes sociais

Repórter 70

Capacitação escolar
Professores participam do projeto Minha Escola, Meu Refúgio, da 1ª. Vara de Crimes contra Crianças e Adolescentes de Belém.

Exercícios físicos
Estudo da Universidade Católica Australiana sugere que o melhor horário para a saúde metabólica é o fim da tarde: às 18h30.

image (J.Bosco)

"Não paguei um centavo"

JAIR BOLSONARO, ao se defender, em vídeo publicado nas redes sociais, das acusações no caso da compra das vacinas indianas Covaxin. Senadores da CPI da Covid apresentaram uma notícia-crime contra o chefe do Executivo alegando crime de prevaricação por o presidente não ter pedido investigações à Polícia Federal após ser informado sobre possíveis irregularidades na aquisição dos imunizantes.

ATERRO

RECURSO

Sem decisão da Justiça do Pará sobre a proposta de acordo para manter o funcionamento do aterro sanitário de Marituba, as prefeituras de Belém e Ananindeua ingressaram com nova ação, desta vez um agravo de instrumento, reiterando o pedido para que o local siga recebendo resíduos até o final de 2023. Na ação, as duas gestões argumentam que “a prorrogação é essencial para manter as negociações em curso, considerando os questionamentos quanto ao valor da tonelada apresentado pela empresa e que precisarão ser dirimidos para que possam ocorrer novos avanços entre as partes”.

ACORDO

O aterro de Marituba recebe, por dia, em torno de 1,2 mil toneladas de lixo doméstico produzido nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. Um acordo judicial previa o encerramento das atividades no último dia 31 de maio. O problema é que os municípios não conseguiram alternativa para o destino dos resíduos a partir dessa data. A solução foi pedir que o prazo fosse estendido.
Nova data

Após duas prorrogações, a nova data para fechamento foi adiada para esta quarta-feira, 30. Na prática significa que a partir de amanhã, as três maiores cidades da Região Metropolitana não têm para onde levar o lixo que produzem diariamente.

SILÊNCIO

Apesar da gravidade do problema, as três prefeituras têm evitado falar publicamente sobre o assunto, ainda que estejam ocorrendo intensas reuniões sobre o tema entre as partes envolvidas. As informações são de que ainda há impasse sobre o preço a ser cobrado por tonelada de lixo recebido. O valor proposto pela empresa não foi acatado pela justiça.

PROTEÇÃO

COOPERAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef) assinam, hoje, acordo de cooperação técnico-científica e cultural para desenvolverem, juntos, ações, programas e projetos de promoção dos direitos das crianças e adolescentes. O acordo prevê medidas de incentivo ao alistamento eleitoral e ao voto, além de campanhas sobre a segurança das urnas eletrônicas e o combate à desinformação no processo eleitoral. A solenidade será virtual, pelo YouTube do TRE, às 11h30.

CAVEIRA

PEGOU MAL

Em discurso ontem na tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Delegado Caveira (PP) causou polêmica ao afirmar que agentes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) são bandidos. O deputado fazia a defesa do projeto de lei, apresentado por ele, que prevê o uso de câmera no uniforme de policiais e, ao justificar a medida, disparou contra os profissionais. “Policiais Rodoviários estaduais, agentes do Detran, agentes da Sefa... a maioria são (sic) bandidos”, disse o deputado.

PROJETO

O projeto de lei apresentado por Caveira é inspirado em proposta que tramita na Câmara Federal propondo o uso de microcâmeras para registro de ações policiais. O objetivo é proteger os policiais de possíveis denúncias de abuso de autoridade e ao mesmo tempo proteger a população contra maus agentes.

MARAJÓ

DAMARES

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, confirmou o desembarque, hoje, da comitiva do governo federal no arquipélago do Marajó. O grupo deve ficar na região até a sexta-feira, 2 de julho. A assessoria da ministra informou que, nesse período, serão realizadas oficinas de trabalho com os gestores municipais. A comitiva também quer ouvir responsáveis locais pelo programa “Abrace o Marajó”.

CRÍTICAS

Na semana passada, um grupo de 60 entidades da sociedade civil, organizações não governamentais e movimentos sociais do Marajó divulgaram nota com uma série de críticas ao programa. Entre os problemas apontados está o fato de que boa parte das ações previstas não tem orçamento ou cronograma de trabalho e até agora, segundo essas entidades, o programa tem se limitado a ações assistencialistas e eleitoreiras, como a distribuição e cestas básicas.

EM POUCAS LINHAS

► O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará  anunciou que a categoria fará parte do grupo prioritário para vacinação contra a covid-19. Para se vacinar é preciso apresentar diploma ou registro profissional. Também vale a assinatura da carteira como jornalista.  A inclusão desses profissionais no grupo prioritário teve parecer favorável do Ministério Público do Estado em razão da “essencialidade da atividade” e dos riscos a que os jornalistas estão expostos. Até o momento, foram registradas 24 mortes de profissionais de imprensa, vítimas da covid-19, no Pará.   

► Os órgãos de segurança do Estado apresentam, hoje, detalhes da Operação Verão, que começa a partir de amanhã, com o início oficial do veraneio. Entre os órgãos que vão atuar estão as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Pará. Neste ano, por causa da covid-19, a operação deve incluir também órgãos da área de saúde.  

► Administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), a BR-316 no trecho que vai de Benevides até o trevo de Salinópolis exigirá atenção redobrada de quem pretende curtir o verão na região do Salgado. O asfalto está com uma série de irregularidades e os redutores de velocidade, sem sinalização adequada.

► O governador Helder Barbalho e o vice-presidente Executivo de Relações Institucionais e Comunicação da Vale, Luiz Osorio, anunciam hoje o início da construção do Hospital Regional de Ourilândia do Norte. A unidade hospitalar terá 120 leitos, capacidade para atendimento de casos de alta complexidade e unidades de terapia intensiva (UTIs). A obra é fruto da parceria da mineradora Vale com o Governo do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!