CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não há chance de ruptura institucional'

Repórter 70

Esquema vacinal completo

Mais de mil municípios completaram o esquema vacinal contra a covid-19 em 30% a 50% da população, aponta a CNM.

Pix mais seguro

O aumento de crimes relacionados ao Pix fez o Banco Central adotar medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos.

 

image Augusto Aras (J. Bosco)

"Não há chance de ruptura institucional”.

A frase é do procurador-geral da República, Augusto Aras, que se mostra otimista quando às chances de um crescimento de um clima antidemocrático no país.

 

Eleições

PALANQUE

O senador Zequinha Marinho (PSC) transita com cada vez mais desenvoltura pelo interior paraense em busca de apoios para a eleição do ano que vem. O senador não descarta concorrer ao governo do Pará, no que tem sido incentivado por aliados do presidente Jair Bolsonaro. Estes apontam Marinho como nome ideal para garantir, no Pará, o palanque do presidente em uma possível disputa pela reeleição.

DAMARES

A novidade nesse cenário, porém, é a possibilidade de a chapa encabeçada por Marinho trazer como nome ao Senado o da ministra Damares Alves. Ela tem desconversado, mas nos bastidores já aceita falar sobre uma possível mudança do domicílio eleitoral para o Marajó, o que permitiria que ela disputasse uma cadeira no Senado pelo Pará. Não é segredo para ninguém que Bolsonaro tem incentivado os ministros mais próximos a disputarem eleições, em uma estratégia para fortalecer os palanques estaduais.                 

Plebiscito

RECURSO

A Comissão de Divisão Administrativa e Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Pará se reunirá nesta terça-feira, 31, para definir os detalhes do recurso que será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte reconsidere a decisão de não homologar o plebiscito para a criação de Moraes de Almeida, no oeste paraense. A decisão do TSE surpreendeu os paraenses que já davam como certa a criação do que seria o 145º município do Estado, a partir do desmembramento de Itaituba. A consulta popular, realizada em novembro do ano passado, teve apoio de mais de 95% da população.          

PSOL

DIRETÓRIO

A militância do PSol de Belém está indo às urnas neste fim de semana para escolher os novos integrantes do diretório municipal do partido.

LIDERANÇAS

Duas das maiores lideranças da legenda no Estado, a deputada federal Vivi Reis e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, disputam quem vai comandar a legenda no próximo período na capital. Além de escolherem o novo diretório municipal, os filiados ao PSol também vão eleger os delegados para o congresso estadual, previsto para ocorrer no dia 11 de setembro. A decisão terá forte impacto sobre a política de alianças do partido no ano que vem, já que caberá ao diretório conduzir as conversas sobre possíveis parcerias. O grupo de Edmilson é apontado como mais simpático a um arco amplo de alianças, enquanto Vivi defende critérios mais rígidos.

Cigarro

COMBATE

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Pesquisa divulgada pelo Instituto Oncoguia, ONG que atua para ajudar pacientes com câncer e seus familiares, revela que 86,2% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em estágio avançado no Brasil. E o Pará está acima da média. Aqui, segundo a especialista Paula Sampaio, os registros tardios chegam a 95%. A recomendação é largar o cigarro e fazer exames regulares. A médica afirma que o diagnóstico precoce garante boas chances de cura.

Ofício

NEPOTISMO

O Ministério Público do Estado do Pará enviou ofício aos vereadores do município de Benevides cobrando explicações sobre a não fiscalização ao que considera nepotismo na gestão municipal, que teria contratado pelo menos dez parentes da prefeita Luziane Solon (Podemos). No ofício, o promotor Márcio Leal Dias, da terceira Promotoria de Justiça de Benevides, alerta os vereadores de que casos eles resolvam se abster ou omitir nomes, estarão praticando crime de prevaricação, o que poderá resultar em ação penal ajuizada contra eles por descumprimento do papel de fiscais do Poder Executivo.

DESLIGAMENTO

Entre os parentes já identificados com nomeação no Diário Oficial do Município estão o pai da prefeita, Luiz Solon, no gabinete; a mãe da prefeita, Luiza de Lima Solon, e a irmã, Luzileide Solon Franco, secretárias de Assistência Social e de Administração, respectivamente. Além dos parentes consanguíneos, o documento cita ainda casos informados sobre cunhados, sobrinhos, primos e esposas dos primos, entre outros. Com base na Lei 8.625/93, que trata do nepotismo, o Ministério Público do Estado recomenda, no documento, o desligamento, em até dez dias úteis, de todos os servidores que tenham a relação de parentesco mencionada no ofício.

EM POUCAS LINHAS

  • O Movimento Brasil Livre (MBL) adotou um trevo de três folhas como símbolo do movimento da direita contra a polarização da eleição presidencial em 2022 entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), de quem o MBL já foi aliado.
  • O logotipo do trevo representa uma terceira via e faz parte da campanha “Nem Lula nem Bolsonaro”, que convoca apoiadores para protesto em 12 de setembro pelo país. Camisetas e moletons estão sendo vendidos pelo movimento.
  • O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, chamou ontem para vacinação contra a covid-19 os adolescentes com idade entre 15 e 17 anos, sem comorbidade.
  • Chegou a R$ 120 o preço do botijão de gás de 13 litros em alguns municípios do Pará. E vem novo aumento por aí. O reajuste, que ficará em torno de 7%, será anunciado na quarta-feira, 1º de setembro.  
  • Será lançada nesta terça-feira, 31, a 48ª Grande Coleta de Emaús.
  • O evento, que poderá ser acompanhado pelas redes sociais do Movimento de Emaús, será na sede da instituição e começa às 9h.        
  • Assim que for retomado o calendário de vacinação, o município de Ananindeua volta a aplicar as doses em adolescentes abaixo de 15 anos de idade, com e sem comorbidades.
  • O município foi o primeiro no Pará a vacinar pessoas abaixo dos 18 anos, logo depois que a vacinação para essa faixa foi autorizada, no último dia 23, pelo governador do Pará.
  • A Coordenadoria de Precatório do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) divulgou editais de intimação para conciliação em precatórios.
  • O objetivo é a formação de lista de credores interessados em fazer acordo sobre pagamento de precatório com o ente devedor Estado do Pará e com o ente devedor município de Belém.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!