CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Não existe proposta de contaminar a população livremente', afirma Osmar Terra

Deputado é apontado como um dos principais influenciadores do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia

Repórter 70

Preocupação ‘etílica’
“Quando vou poder tomar bebida alcoólica” é a pergunta mais ouvida pelos profissionais de saúde que aplicam a vacina contra covid.

Direitos trabalhistas
Acordo entre Ministério Público do Trabalho no Pará e empresa reverteu R$ 20 mil em produtos de higiene à associação quilombola.

image  (J.Bosco)

"Não existe proposta de contaminar a população livremente”

OSMAR TERRA (MDB-RS),  deputado apontado como um dos principais influenciadores do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia, negou ontem, à CPI da Covid, que tenha apresentado proposta de criar uma imunidade de rebanho por meio da contaminação com o vírus no país. Essa é a linha de investigação da Comissão no Senado, colocando o chefe do Planalto no centro da apuração.

EGUCHI

SAÍDA

O delegado da Polícia Federal e candidato à prefeitura de Belém em 2020, Everaldo Eguchi, deve anunciar até sexta-feira, 25, sua saída do PSL. Eguchi se filiou à legenda em janeiro deste ano, a convite da bancada federal, e do hoje advogado-geral da União, André Mendonça.

DECISÃO

Uma ala do partido ainda tenta convencê-lo a mudar de ideia. Mas, em linha direta com a coluna, Eguchi confirmou sua decisão. Segundo ele, o motivo é a aproximação do PSL com o MDB do governador Helder Barbalho. O delegado trabalha para ser candidato da oposição ao governo do Pará em 2022.  

IMÓVEIS

FINANCIAMENTO

A Caixa Econômica vai disponibilizar para venda financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação novo lote de unidades residenciais, retomadas de antigos mutuários por inadimplência nas prestações. Por isso, foi publicado, pela instituição, edital prorrogando até o próximo dia 26, o prazo do convênio Caixa-Creci para credenciamento  de corretores profissionais, os únicos que poderão comercializar os imóveis em várias faixas de preço e localizados em vários bairros e condomínios em Belém e no interior.

COSANPA

CRATERAS

É de estranhar a falta de sincronia entre os prestadores de serviços da Cosanpa, responsáveis pela abertura das crateras nas esquinas da cidade, para reparos na rede de distribuição de água e os que deveriam fazer a recuperação das vias afetadas. Os transtornos inevitáveis, provocados pelas escavações, continuam após a conclusão das obras, problema que prolonga os desvios no trânsito, ao mesmo tempo em que aumenta os riscos de danos a veículos que têm caído nos buracos, principalmente em meio às fortes chuvas e durante a noite.

SECA

Falando em Cosanpa, na tarde de ontem, sem o habitual aviso prévio dos desligamentos programados, seis conjuntos habitacionais dos bairros do Coqueiro e Parque Verde, em Belém, se viram sem água nas torneiras. A explicação da Cosanpa é de que não foi possível avisar porque o corte não foi programado. A causa da interrupção foi um problema no sistema que abastece os conjuntos Pedro Teixeira, Orlando Lobato, Satélite, Mumuré, Ilha Porchat e Maguari. As equipes correram para a manutenção emergencial, mas até o início da noite o problema da falta de água persistia.

INOCENTADA

MARIA DO CARMO

Em sessão realizada ontem, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região derrubou decisão da Vara Federal de Santarém, que havia condenado a ex-prefeita do município Maria do Carmo Martins (PT), por ato de improbidade administrativa. Na sentença, de 2018, a petista foi condenada com a suspensão dos direitos políticos por três anos por deixar de prestar contas de um convênio assinado em  2009.  

IMPROBIDADE

Na sessão de ontem, o TRF declarou que a ausência de prestação de contas, por si só, não constitui ato de improbidade, uma vez que não ficou comprovado “dolo com falta de honestidade, vontade de causar lesão ao erário”. A decisão, por unanimidade, foi da 3ª turma do TRF.

CONSUMO

GORDURA TRANS

A partir de 1º de julho entra em vigor a resolução nº 514 de 2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que estabelece novas regras para a venda de alimentos que contenham gordura trans. A principal mudança está na determinação do limite de 2 gramas de gordura trans a cada 100 gramas de gordura nos alimentos. Acima desta concentração a comercialização estará proibida. Com isto, o consumidor deve ficar ainda mais atento às informações nos rótulos das embalagens.

PARÁ

INFRAESTRUTURA

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que tem acompanhado de perto a agenda do presidente Jair Bolsonaro pelo país, deu recado claro sobre o tom do governo ao afirmar que a “obsessão é a geração de emprego”, ao defender o plano de concessões à iniciativa privada de rodovias, portos e aeroportos. Entre elas, reforçou que em julho será feito o leilão da BR-163, no Pará, que será transferida para a iniciativa privada. Também destacou que está pronto o estudo da sétima e última rodada de concessão de aeroportos, cujo bloco Norte 2 é liderado pelo Aeroporto de Belém.  

EM POUCAS LINHAS

► Um dos projetos votados ontem na pauta da Assembleia Legislativa do Pará trata sobre uma questão abusiva que há muito tempo incomoda o consumidor. O projeto prevê que seja ampliado o tempo mínimo de tolerância ao pagamento da tarifa dos serviços de guarda e estacionamento explorados pelos estabelecimentos, públicos ou privados, localizados no Estado do Pará. Na maioria desses estacionamentos esse tempo mínimo é de no máximo 10 minutos, o que não dá para fazer muita coisa e o consumidor acaba sendo cobrado por uma hora cheia em ação que resolveria em 20 minutos.

► Ao assumir ontem vaga no Tribunal Regional Eleitoral, a juíza federal Carina Cátia Bastos de Senna alertou para os riscos à democracia causados pela ameaça às instituições, abuso de poder econômico e político e disseminação de fake news.

 ► No município de Ananindeua serão vacinadas hoje pessoas com 41 anos completos sem comorbidades. Também poderão se vacinar idosos com mais de 60 anos, pessoas com mais de 18 anos com comorbidade, pessoas com mais de 18 anos com deficiência e pessoas com mais de 42 anos sem comorbidade que perderam a primeira chamada.

 ► A Assembléia Paraense cancelou o Baile das Flores Virtual que estava previsto para o final deste mês. O Clube informou que a medida foi tomada após muitas debutantes desistirem de participar do evento porque membros de suas famílias contraíram a covid-19.

► A Comissão de Mulheres Jornalistas do Pará divulgou nota de apoio à repórter Laurene Santos, da TV Vanguarda, afiliada da Globo, em São Paulo, agredida verbalmente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, durante coletiva de imprensa. Irritado por ter sido questionado sobre o uso de máscara, Bolsonaro mandou a repórter calar a boca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!