REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Eu não teria a autonomia necessária para conduzir da forma mais correta'

A afirmação é do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que depôs ontem na CPI da Covid. Teich foi o segundo titular da pasta no governo Jair Bolsonaro

Repórter 70

Comoção continua
Moradores de várias cidades dedicaram um minuto de aplausos nas janelas, ontem, ao ator Paulo Gustavo.

Vacinação no Pará
O Estado recebeu do Ministério da Saúde, até agora, 2.095.430 doses de imunizantes, informou a Sespa.

image Nelson Teich (J. Bosco)

“Eu não diria que me senti enganado, mas percebi ao longo daquele período que eu não teria a autonomia necessária para conduzir da forma mais correta”.

A afirmação é do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, que depôs ontem na CPI da Covid. Teich foi o segundo titular da pasta no governo Jair Bolsonaro. O oncologista comandou o Ministério da Saúde por menos de um mês, entre 17 de abril e 15 de maio do ano passado.

EMBRAPA

INVASÃO

Equipe da Embrapa Amazônia Oriental flagrou crime ambiental na área de pesquisa da instituição, no município de Moju, nordeste do Pará. Nos últimos meses, a Embrapa vem denunciando que a área é alvo de invasões por grupos que fazem extração ilegal de madeira. O servidor da instituição que esteve ontem no local registrou, em fotos e vídeos, tratores, ramais abertos no meio da mata, motosserras, guinchos e toras de madeira. O crime ambiental se intensificou durante a pandemia, segundo a direção da empresa. Além disso, há articulação para ocupação do local, preparada para ocorrer logo após a retirada da madeira.

DENÚNCIA

A assessoria de imprensa da Embrapa informou à coluna que o caso já foi levado à Polícia Federal, ao Ibama e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Em uma das ações, a secretaria conseguiu apreender toras de maçaranduba. Especialistas explicam que a forma como o grupo age, fazendo o desmatamento pontual e a seleção de árvores em mata fechada, impede o flagrante por meio de sistemas de vigilância por satélite. A preocupação com a área se explica porque ela é uma das últimas remanescentes de floresta nativa amazônica na região nordeste do Pará. No local a Embrapa desenvolve, há mais de 20 anos, pesquisas sobre o crescimento da floresta amazônica.

EMPRESAS

ABERTURA

Dados do Registro Mercantil da Junta Comercial do Pará (Jucepa) apontam que, mesmo com as medidas restritivas de combate à pandemia de covid-19, o número de empresas abertas no Estado voltou a crescer em abril de 2021, com um total de 7.828 de novas aberturas. Esse número é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 5.210 empresas foram oficializadas. O crescimento foi de 50,25%.

FUNDO

A Lei que criou o Fundo Ver-o-Sol, em 1997, na primeira gestão de Edmilson Rodrigues como prefeito de Belém, não teria sido, segundo a nova gestão municipal, cumprida na gestão do ex-prefeito Zenaldo Coutinho. Entre os anos de 2018 e 2020, R$ 11 milhões oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da quota parte do ICMS deixaram de ser repassados ao Fundo, criado para financiar políticas de operação de microcrédito, cursos de capacitação e restaurante popular. Também não há qualquer informação sobre repasses feitos antes de 2018.

PISO

MOBILIZAÇÃO

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras de Belém prometem grande mobilização para o próximo dia 12. Eles organizam uma carreata em defesa do Projeto de Lei que tramita no Senado Federal e propõe alteração na Lei número 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional dessas categorias. Dentro da mobilização no Estado já há diversos pedidos endereçados a deputados paraenses para que eles se engajem no apoio ao Projeto de Lei e, futuramente, na votação favorável quando a matéria chegar à Câmara Federal.

SOLIDARIEDADE

PROJETO

Começou a funcionar na última segunda-feira o projeto Vai e Vem Solidário. A ação funciona de maneira simples: quem pode faz doações de alimentos e quem precisa pode pegar. Um dos pontos de coleta é o posto de combustíveis OK, no bairro de Fátima, em Belém. A iniciativa é do Fórum Paraense de Empresários pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, em parceria com o Grupo Liberal e o Instituto Criança Vida.

HONESTIDADE

O fato de qualquer pessoa poder pegar os alimentos que precisar gera surpresa e tem revelado bons exemplos de solidariedade e de honestidade também. Muita gente que chega ao local retira um ou dois itens e ainda há os que questionam várias vezes se podem realmente fazer a retirada. Dia desses, as câmeras de segurança do posto flagraram um rapaz pegando uma lata de salsicha e, só depois de ouvir como funciona o projeto, se sentiu à vontade para pegar também uma de sardinha. Compartilhado nas redes sociais, o vídeo motivou comentários elogiosos de internautas de várias partes do Estado. Muitos destacaram que aquele conteúdo ajuda a ter mais esperança nas pessoas, especialmente neste momento de crise no Brasil.

Em Poucas Linhas

► O prefeito de Belém tem encontro hoje em Brasília com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Também vai se reunir com o embaixador de Cuba no Brasil, Rolando Gomes. Na pauta, a importação da vacina Soberana.

► A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prometeu começar, na próxima semana, interligações das novas redes de distribuição de água nos bairros do Guamá, da Cremação e Condor.

► Essas redes são feitas de polietileno de alta densidade e interligadas às redes de ferro existentes.

► A meta é substituir completamente, em breve, o sistema antigo de cimento amianto. Segundo a direção da Cosanpa, a obra vai melhorar o abastecimento de água em mais de 20 bairros da capital.

► Desde o início da pandemia, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA) realizou 45 sessões virtuais.

► No período foram julgados 1,7 mil processos, sendo 25 deles relativos a pedidos de medida cautelar. Todas as informações sobre esses julgamentos ficam disponíveis no site do tribunal.

► Vai até o próximo dia 9 a campanha de fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

► Nesse período, o secretário nacional de políticas de promoção da igualdade racial, Paulo Roberto, e o coordenador-geral do Sistema, Herbert Pitorra, esperam se reunir com 30 prefeitos paraenses.

► Começa no próximo dia 10 a 12ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, realizada pelo Sebrae. O evento vai até 14 de maio. Por conta da pandemia, a programação será 100% digital.

► Neste ano, a programação inclui a Feira Virtual do MEI, com produtos de vários segmentos, de 300 empresas paraenses, na plataforma Amazônia Market.

► Para participar da Semana do MEI basta se inscrever gratuitamente no www.pa.sebrae.com.br.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!