CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Ele falhou em assumir a responsabilidade que é necessária para preservar as condições de vida'

Foi o que afirmou, ontem, a ativista ambiental Greta Thunberg durante entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia da covid-19, da qual participou como convidada. No ano passado, a adolescente fez duras críticas à gestão de Bolsonaro, dizendo que o presidente havia falhado em controlar a crise do coronavírus no Brasil

Repórter 70

Susto em fazenda
Uma onça-pintada foi resgatada pelo Batalhão de Polícia Ambiental em uma fazenda da cidade de Ipixuna do Pará.

Um clássico da MPB
A música “Carinhoso”, de Pixinguinha e Braguinha, é a mais regravada no país, aponta o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

image Greta Thunberg (J. Bosco)

“Posso dizer com segurança que ele (Jair Bolsonaro) falhou em assumir a responsabilidade que é necessária para preservar as condições de vida presentes e futuras para a humanidade”.

Foi o que afirmou, ontem, a ativista ambiental Greta Thunberg  durante entrevista coletiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia da covid-19, da qual participou como convidada. No ano passado, a adolescente fez duras críticas à gestão de Bolsonaro, dizendo que o presidente havia falhado em controlar a crise do coronavírus no Brasil.

MENDONÇA

Orações

O advogado-geral da União, André Mendonça, esteve em Belém no último fim de semana. Veio a convite da igreja Assembleia de Deus. Pastor presbiteriano, Mendonça participou do evento “Market Place”, que reúne, a cada mês, convidados para falarem sobre experiências de sucesso dentro de seus campos profissionais. Além da palestra, o advogado participou de um culto, com orações para que ele seja o escolhido do presidente Jair Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF). A próxima vaga na Corte ficará aberta a partir de 5 de julho, com a aposentadoria compulsória do decano Marco Aurélio Mello. Bolsonaro já afirmou que deseja enviar para o STF “um nome terrivelmente evangélico”. Mendonça é um dos mais cotados entre os grupos religiosos alinhados ao governo federal.

VACINAÇÃO

Esclarecimentos

A respeito da notícia publicada ontem neste espaço, sob o título “Distorção”, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) enviou nota para informar que não cabe classificar “odontólogos como fura-filas”, uma vez que esses profissionais fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Um dos pontos abordados pela coluna foi a vacinação de pessoas que, embora tendo a formação, não atuam profissionalmente na área de saúde. Sobre isso, o CRO informa que o critério usado para a vacinação foi o de estar com a inscrição ativa no órgão.  

Balanço

Cerca de mil odontólogos foram vacinados na sede do CRO, a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém. “Se o profissional está com inscrição ativa, parte-se do pressuposto de que está atuando. Seria impossível para qualquer Conselho ou para qualquer outra instituição, no contexto da pandemia, verificar individualmente quem está atuando no consultório ou não”, diz a nota.

SAÚDE

Indígena

A mineradora Vale anunciou, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o lançamento de um programa de telemedicina para atendimento a 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O programa deve atender a 755 mil pessoas espalhadas em seis mil aldeias pelo Brasil. Prevê a doação de “kits de telessaúde”, além do envio de equipes treinadas para auxiliar os indígenas a receberem atendimento. A companhia doará materiais como notebook, câmera e telequipamentos de exames.

Dogmas

Em linha direta com a coluna, o padre Claudio Pighin, que escreve em O LIBERAL aos domingos e segundas-feiras, reitera que a fé católica deve ser baseada em atitudes diárias que confirmem, na prática, os dogmas da igreja, sendo estes pilares da doutrina católica. Entre eles está a participação em celebrações religiosas, sejam elas presenciais ou on-line em tempos de maiores restrições pela pandemia, e a leitura das Escrituras. Pighin destaca ainda que essas atitudes simples auxiliam os cristãos a enfrentar, com mais confiança, esses tempos difíceis para todos.

RADAR

Apuração

A Procuradoria-Regional da República vai instaurar procedimento para apurar as razões da queda de repasses de recursos e a consequente redução da capacidade do sistema de proteção e monitoramento da floresta amazônica. O tema foi abordado em matéria  exclusiva de O LIBERAL publicada no domingo, 18. A reportagem revelou que, com orçamento de R$ 42 milhões, o centro gestor e operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) recebeu menos de um terço desse valor em 2020. Um dos exemplos do desmonte é o fato de que o radar meteorológico do Sipam em Belém está inoperante desde 2018, o que impede previsões mais detalhadas de curto prazo e alertas sobre temporais severos.

MORTE

Tembé

O esclarecimento das circunstâncias da morte do líder indígena Isac Tembé foi uma das reivindicações apresentadas ontem pelos povos que se reuniram no Ministério Público Federal, em evento que marcou o “Dia do Índio”, em Belém. Isac foi morto pela Polícia Militar em fevereiro deste ano, enquanto caçava em uma fazenda em Capitão Poço, nordeste do Pará. A PM diz que reagiu ao ataque de Isac, mas a versão é contestada pelos líderes indígenas. Eles denunciam ainda que houve alteração da cena do crime.

EM POUCAS LINHAS

► A Rede Sustentabilidade faz, na próxima sexta-feira, 23, evento para recepcionar novos filiados.

► Entre os nomes que passarão a compor o partido no Pará está o da secretária estadual de Cultura e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, Ursula Vidal.

► Também serão recepcionadas as lideranças indígenas do Xingu, Juma Xypaia e Mitã Xypaia.

► O evento será às 16h, com transmissão pelas redes sociais da Rede Sustentabilidade do Pará.

► A Coordenação dos Juizados Especiais Federais e o Centro Judiciário de Conciliação divulgaram a relação de processos que serão analisados no 2º Mutirão de Audiências Virtuais de Conciliação e de Instrução e Julgamento do Juizado Especial Federal Cível de Belém.

 ► A pauta reúne 750 processos, todos envolvendo ações de natureza previdenciária.

 ► A Policlínica Itinerante do Estado desembarcará, hoje, no município de Moju.

► Nesta semana estão previstos atendimentos também em Acará, Portel, Água Azul do Norte e Igarapé-Miri.

► Atenção, consumidores! A partir de maio passará a ser obrigatório, pelas empresas que vendem água mineral, o uso do selo fiscal de controle de qualidade do produto.

► O selo será exigido para vasilhames retornáveis de água mineral natural, água natural ou água adicionada de sais em todo o território paraense.

► O comércio de rua de Belém e as lojas dos shopping centers funcionarão normalmente, amanhã, feriado de Tiradentes.

► A Guarda Municipal de Belém passará a ter um grupo especializado em atendimento a casos de incêndios. A Brigada da Guarda deve ser formada por 18 agentes do Grupamento Operacional.

► O grupo passou por treinamento e está preparado para a prevenção e combate em caso de ocorrências de princípio de incêndio, principalmente nos prédios históricos e espaços públicos de Belém.

►Entre as missões da brigada está o primeiro combate e evacuação de lugares em chamas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!