CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'É importante não ficar só entre a candidatura de Bolsonaro e Lula em 2022'

Disse o vice-presidente Hamilton Mourão ao defender a importância de que o Brasil tenha uma candidatura de terceira via nas eleições do próximo ano

Repórter 70

Novos condutores
O Senado deve votar, em breve, o projeto de lei que vai liberar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação para quem tem entre 16 e 18 anos.

Aprendizagem inclusiva
Pesquisa britânica aponta que 76% dos brasileiros acreditam que as crianças devem aprender sobre diversidade já na pré-escola.

image Hamilton Mourão (J. Bosco)

"É importante não ficar só entre a candidatura de Bolsonaro e Lula em 2022”

HAMILTON MOURÃO, ao defender a importância de que o Brasil tenha uma candidatura de terceira via nas eleições do próximo ano. O vice-presidente da República admite que o ex-juiz Sergio Moro é “um nome forte”, mas que hoje os que “empolgam as massas” são as preferências entre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VACINAÇÃO

EXIGÊNCIA

A portaria do Ministério do Trabalho, publicada na semana passada, proibindo que empresas exijam comprovante de vacinação no ato da contratação ou manutenção do emprego, não vai alterar os planos do governo do Pará, que pretende manter a exigência da imunização para seus servidores. A informação foi confirmada à coluna pelo procurador geral do Estado, Ricardo Sefer.

SEGURO

No dia 14 de outubro, o governador Helder Barbalho enviou para a Assembleia Legislativa do Pará projeto de lei que prevê a obrigatoriedade, para agentes públicos do Executivo estadual, da entrega do comprovante de vacinação contra a covid-19 aos respectivos órgãos. Na justificativa do projeto, o governo afirma que o objetivo “é assegurar o retorno seguro dos serviços prestados pelo poder público”.        

CONSTITUCIONALIDADE

O governo federal alega que a exigência da vacina seria uma prática discriminatória, mas a decisão tem dividido opiniões. Na semana passada, o Ministério Público do Trabalho expediu nota técnica recomendando, aos empregadores, que continuem exigindo o comprovante de vacinação como condição de ingresso no ambiente de trabalho.  Na nota, o MPT afirma que empresas devem fiscalizar, inclusive, suas contratadas, exigindo a comprovação de esquema vacinal completo de trabalhadores terceirizados. Tudo indica, porém, que o assunto chegará ao Supremo Tribunal Federal a quem caberá definir a constitucionalidade ou não da exigência.

SANGUE

DERIVADO

A imunoglobulina, um dos derivados do sangue humano, está escassa nos bancos de sangue de todo o país. A substância é retirada do plasma sanguíneo, resultado das doações, que ainda não voltaram à regularidade mesmo com a redução de casos da covid-19.

ESCASSEZ

No Pará, a situação é ainda mais grave. Depois de meses de escassez, há duas semanas os estoques de imunoglobulina estão zerados. Na semana passada, a central de abastecimento de uma grande operadora de plano de saúde informou aos pacientes que já fez a solicitação à Fundação Hemopa e está na lista de espera, mas orientou os pacientes a procurarem diretamente a fundação estadual, que trabalha com uma reserva técnica e, dependendo da gravidade, pode atender aos pacientes, cobrando depois os planos de saúde.

FALTA

Na Fundação Hemopa, uma fonte da coluna confirmou a situação e disse que mesmo a reserva técnica está em quantidade crítica, mas há previsão de repasses vindos de hemocentros de outros Estados até terça-feira, 8. Essa remessa será usada para atender a pacientes de Belém e do interior que dependem da substância. A imunoglobulina humana é utilizada no controle de desordens imunológicas e inflamatórias específicas, incluindo doenças crônicas, como as síndromes de Kawasaki e Guillain-Barré, entre outras.

SEMANA

CONCILIAÇÃO

Será aberta, amanhã, a 16a Semana Nacional de Conciliação. O tema deste ano é “Conciliação: execute seu direito”. As audiências serão realizadas até o próximo dia 12.

PERIGO

ESCALPELAMENTO

Voltou a aumentar, nos rios do Pará, o número de vítimas de escalpelamento com perda total do couro cabeludo.  Só neste ano, já foram registrados 13 casos. Desse total, onze vítimas eram meninas e mulheres com idade entre sete e 38 anos. Outros dois casos foram registrados entre meninos. Um deles tinha dois anos de idade e outro, quatro anos. Uma das formas de se evitar esse tipo de acidente é garantindo a proteção para os motores das embarcações. A maioria dos acidentes acontece em pequenos barcos e canoas com motores expostos.

HYDRO

FAKE

Seguem circulando na Internet informações sobre um recadastramento de famílias para receber benefício de cartão-alimentação previsto no termo de ajustamento de conduta assinado entre o Ministério Público e a empresa Hydro que atua em Barcarena.  O comitê de acompanhamento do termo reforça que o comunicado é falso e que pode estar sendo usado como armadilha para capturar dados das possíveis vítimas.

EM POUCAS LINHAS

► Representantes de 60 entidades que atuam no atendimento a jovens participaram, na semana passada, da Terceira Semana da Juventude, promovida pela Comissão de Prevenção às Drogas, da Assembleia Legislativa do Pará.

► Lançado em fevereiro de 2021, o Programa Municipal de Regularização Fundiária, “Terra da Gente”, promete fechar o ano com a entrega de 4.405 certidões de posse legal de lotes de moradia,  na capital paraense.

► O programa é da Prefeitura de Belém, em parceria com o governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém.
► Estão sendo atendidos moradores do Distrito de Icoaraci, além dos bairros da Terra Firme, Fátima, Benguí, Pratinha e Jurunas.

► A semana política foi movimentada no cenário nacional.

► O MDB nacional anunciou que poderá lançar a senadora Simone Tebet para a disputa presidencial.

► Enquanto isso, a pré-candidatura de Ciro Gomes subiu no telhado.

► Ciro anunciou a suspensão da candidatura  por discordar dos votos da bancada do PDT favorável à PEC dos Precatórios.

► No Pará, lideranças do MDB e do PDT não comentaram publicamente os movimentos nacionais, mas confirmam internamente que pode haver mudança no quadro estadual, dependendo da disputa à Presidência.    

► A semana foi marcada pelo que está sendo considerada uma das maiores operações já realizadas pela Polícia Federal para combate ao tráfico de drogas no País.

► Batizada de Narcos Gold, a operação cumpriu 12 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos Estados do Pará, Goiás, Tocantins e São Paulo.

► Na sexta-feira, a ação foi em Redenção, onde foram apreendidos 183 quilos de cocaína.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!