REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Bolsonaro sobre processos de impeachment: 'Não valem nada'

Repórter 70
fonte

Vistoria segura
A Agência de Defesa Agropecuária do Pará instalou uma nova unidade do Serviço de Inspeção Estadual no Baixo Amazonas.

Relatório da pandemia
As ações de combate à pandemia estão na 2ª edição do relatório “Mineradoras unidas contra o novo coronavírus ”, do Simineral.

image Jair Bolsonaro (J. Bosco)

"Não têm do que me acusar. Tem 40 a 50 processos de impeachment, não valem nada.”

JAIR BOLSONARO, em reação a declarações de autoridades que o responsabilizam pela crise causada pela pandemia de covid-19 no País. O presidente da República atacou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a quem chamou de “moleque”, e disse que o tucano se aliou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para o tirar do cargo.

ENEM

APREENSÃO

Este domingo será de apreensão para milhares de estudantes e familiares. Apesar da pressão, o governo federal manteve a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas no Amazonas, a prova foi adiada para fevereiro, após disputa jurídica que envolveu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Advocacia Geral da União. Em todo o País, cerca de seis milhões de pessoas estão inscritas no Enem, No Pará, 330 mil estudantes são esperados nos locais de prova.

SOLIDARIEDADE

Empresária de Belém doou duas mil máscaras para os estudantes do Cursinho Pré-Vestibular Municipal de Belém, que participaram, na sexta-feira, 15, do aulão de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A coordenação do curso informou que a empresária não quis ter o nome divulgado, apenas mandou desejar boas provas aos alunos que lutam por uma vaga no ensino superior. A entrega das máscaras foi feita pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) que intermediou a doação ao cursinho.

BRT

LICITAÇÃO

O Governo do Pará está finalizando e deve lançar ainda no primeiro semestre deste ano o edital de licitação para contratação das concessionárias que vão explorar as linhas do BRT Metropolitano, a ser gerenciado pelo Estado. O sistema será dividido em duas partes. Os chamados sistemas troncal alimentador. O troncal, por exemplo, passará pelo corredor metropolitano, saindo dos terminais até São Brás. De São Brás, sairá uma linha até o centro da cidade.  No edital de licitação, deve estar prevista a exigência de que todos os coletivos tenham ar-condicionado.

TARIFA

Assim que acabar o recesso parlamentar, o governo enviará para a Assembleia Legislativa do Pará o projeto de lei que vai regulamentar as regras para fixação e revisão da tarifa do BRT Metropolitano. A proposta foi desenhada a partir de estudos feitos pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). A definição da tarifa de referência levará em consideração a remuneração dos investimentos e custeios que as empresas vencedoras terão com a exploração do serviço.

GOLPES

INTERNET

O uso mais intenso da internet durante a quarentena fez disparar as tentativas de fraudes e golpes virtuais. Dados da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa especializada em segurança digital, apontam alta de 394% nas ameaças eletrônicas, na comparação com 2019. Para 2021, a empresa alerta que a entrada do 5G e do Pix, o novo sistema de pagamentos, demandam atenção extra dos usuários.

VAZAMENTOS

Um relatório da empresa sobre as ameaças detectadas no ano passado contabiliza vazamentos de 958 mil CPFs, 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso, como senhas. Como ameaça, a empresa considera todos os indícios de crimes detectados por seus sistemas que vasculham a internet como um todo, de redes sociais à “deep web”. Ao todo, foram 272 milhões de ameaças apontadas.

CACAU

INTERNACIONAL

Quatro amostras de cacau paraenses (três de Novo Repartimento e uma de Medicilândia) foram selecionadas para representar o Brasil no International Cocoa Awards 2021, disputa que faz parte do Salão do Chocolate de Paris. O evento está previsto para outubro deste ano. O Pará é hoje o maior produtor de cacau do Brasil, com 133 mil toneladas de amêndoas produzidas em 2019. É também no Pará que está a maior produtividade de cacau em todo o mundo, segundo dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Anvisa

Dia d

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária promete para este domingo a divulgação da análise a Coronavac, do Instituto Butantan;  e sobre a vacina da Fiocruz, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e a Farmacêutica AstraZeneca. Se tudo correr bem, a vacinação começa semana que vem.

EM POUCAS LINHAS

* O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) afirma que o salário mínimo ideal para um trabalhador sustentar família de quatro pessoas deveria ser de R$ 5.304,90;  cinco vezes o valor estipulado para 2021.

* O valor estimado pelo Dieese foi calculado com base no custo de vida na capital paulista.

* A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), entidade que reúne sindicatos de auditores  e fiscais das Fazenda Estadual e do Distrito Federal, atribuiu o anúncio de fechamento das fábricas da montadora Ford no Brasil às “péssimas decisões tomadas em relação ao sistema tributário brasileiro”.  

* Para a Fenafisco, a “agenda de medidas adotada neste governo para a retomada do crescimento tem se mostrado ineficaz”.

* O anúncio da Ford, segundo a entidade, colocou na berlinda a política de concessão de benefícios fiscais do País.

* A Secretaria de Saneamento do Município de Belém confirma que vai intensificar o mutirão de limpeza nas áreas em torno dos canais, mas nega que esteja recrutando currículos de garis ou outros cargos para essa ação.

* Com aumento de até 125%, o óleo de cozinha foi o maior vilão da inflação no Pará em 2020.

* Um dos Estados mais pobres da Federação, o Piauí foi gigante na ajuda solidária para tentar conter o caos no sistema hospitalar de Manaus, recebendo pacientes e enviando equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde do Amazonas.

* Manaus registrou 1.886 sepultamentos nos primeiros 15 dias de janeiro.

* Chegou a 57 o número de médicos paraenses mortos pela covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado.

* Paciência, máscara e distanciamento social são as estratégias para se evitar o coronavírus.        

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!