CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A principal arma que nós temos para enfrentar essas situações é a nossa campanha de imunização'

Foi o que afirmou, ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante transmissão em suas redes sociais

Repórter 70

Risco de morte

Ciclistas ignoram os riscos e colocam as próprias vidas em perigo ao trafegar pela pista exclusiva dos ônibus do BRT.

Em alta

O preço do litro do açaí do tipo médio voltou a subir em alguns pontos de venda da capital paraense. Passou de R$ 12 para R$ 14.

image Marcelo Queiroga, ministro da saúde (J. Bosco)

“A principal arma que nós temos para enfrentar essas situações é a nossa campanha de imunização.”

Foi o que afirmou, ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante transmissão em suas redes sociais. Segundo ele, os cuidados com a nova variante Ômicron são os mesmos tomados com cepas anteriores do novo coronavírus. Para Queiroga, trata-se de “uma variante de preocupação” e não de uma “variante de desespero”.

RESÍDUOS

SEMINÁRIO
O “Panorama dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e a importância da implementação de cobrança” será o tema de palestra a ser proferida, hoje, pelo diretor presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo, Marcio Matheus. Será a partir das 9h, na Câmara Municipal de Castanhal (PA), dentro da programação do Seminário “Regionalização dos Serviços Públicos de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”, que tem como foco auxiliar os municípios paraenses no cumprimento das ações previstas no novo Marco Legal do Saneamento.

DEBATES

Para acessar a programação do seminário, basta acessar o canal do evento no YouTube. A promoção é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A programação terá ainda o pronunciamento do ministro Rogério Marinho, titular da pasta, em participação por vídeo, e ainda de diversos nomes do MDR e de outras organizações. Pelo Pará, também falarão o senador Zequinha Marinho (PSC) e o professor Neyson Mendonça, da Universidade Federal do Pará, com um painel sobre a “Situação da gestão e regionalização para prestação dos serviços de resíduos sólidos no Estado do Pará”.

PROJETOS

INOVAÇÃO
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará já protocolou na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Pará dois projetos que atendem a cadeia produtiva do cacau e do açaí na região do Baixo Tocantins. O diferencial é que os projetos atendem aos conceitos de sustentabilidade e inovação social, dois requisitos da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento da Amazônia, mas vão além desses objetivos e prometem apostar na inovação social em novos modelos de mercado e negócios das cadeias produtivas a serem trabalhadas, respeitando o conceito internacional de meio ambiente e inclusão do homem do campo.

UFOPA

REITORIA

A chapa vencedora da consulta pública nas eleições da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, tem à frente duas mulheres. A “Novos Sonhos” trouxe como candidatas as professoras Aldenize Ruela Xavier (reitora) e Solange Helena Ximenes Rocha (vice-reitora). A consulta demonstra a preferência da comunidade universitária para o quadriênio de abril de 2022 a abril de 2026, e o resultado será homologado na reunião do Conselho Universitário no dia 7 de dezembro, quando será constituído o colégio eleitoral para a composição da lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para nomeação pela Presidência da República.

HIDROVIAS

NAVEGAÇÃO

O titular da Secretaria Nacional de Portos, Diego Pilone, deu início às discussões para a modelagem de um projeto de concessões de hidrovias que permitam a navegação durante o ano inteiro, o que é uma antiga reivindicação na Amazônia. A ideia tem como ponto de partida a adoção de parcerias público-privadas, nos moldes adotados em outros países, com drenagem, sinalização e outras ferramentas que dêem condições de segurança aos usuários. Um projeto piloto, a ser executado em 2022, deverá incluir os rios Madeira e Tapajós, que operam hidrovias e estão entre os que têm a necessidade de manter a navegabilidade o ano inteiro.

POLÍTICA

ALIANÇAS

O diretório nacional do União Brasil, que se tornou o maior partido do Brasil a partir da fusão entre PSL e DEM, encarregou o presidente estadual da sigla, deputado Celso Sabino (PSL), de cumprir a missão de dialogar com as forças paraenses e tentar definir uma posição do partido nas eleições de 2022. Fonte próxima a Sabino garante que ele, por sua vez, está agindo com cautela e paciência nesse jogo de xadrez, mas que já teria conversado com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e ainda pretende ouvir o senador Zequinha Marinho (PSL-PA).

EMPREENDEDORISMO

SOCIAL

Em tempos de pandemia, o chamado empreendedorismo social tem se mostrado cada vez mais em alta, e, além das organizações do terceiro setor e voluntários, empreendedores maiores despontam no cenário de captação de recursos para esses projetos. Uma delas, a empresa social Impacto, acaba de anunciar uma nova campanha focada em escolher, para fomento, seis iniciativas de educação espalhadas pelo país, e duas das escolhidas são do Pará: o projeto “Menino Feliz”, no município de Paragominas, e a Sociedade de Preservação Social, Cultural e Educacional, de Barcarena.

EM POUCAS LINHAS

► A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promoverá, hoje, em todo o País, o “Dia em Defesa da Pós-graduação”, que começará com um “tuitaço”, às 9h.

► O evento on-line contará com painéis e mesas-redondas, uma delas apresentada pelo reitor da Universidade Federal do Pará, professor Emmanuel Tourinho. A transmissão será pelo canal da entidade no YouTube.

► A partir de janeiro de 2022, deve ser dada a largada para o novo concurso que o Banco da Amazônia está preparando para preencher mais de 100 vagas no cargo de escriturário e também na área de tecnologia da informação.

► Será hoje e amanhã a 6ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres, com o objetivo de avaliar e implementar as políticas públicas direcionadas para as paraenses.

► O evento organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos deve reunir cerca de 350 participantes e também vai eleger as organizações representantes da sociedade civil no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres para o período 2020 a 2023.

► O governo federal anunciou a criação de 60 novas escolas no conceito de “cívico-militares”, a partir de estabelecimentos de ensino já existentes nas cinco regiões do País. Entre as escolas anunciadas no Palácio do Planalto, três são em municípios do Pará (Belém, Ananindeua e Santana do Araguaia).

► A partir de hoje, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passará a vacinar contra a covid-19 utilizando como postos fixos as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

► A vacinação nas UBSs será sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, e com primeira e segunda doses da Coronavac para pessoas com 18 anos de idade ou mais, com intervalo de 21 dias após a primeira dose.

► Terá também a segunda dose da Astrazeneca para pessoas com a segunda dose em atraso, e a terceira dose do imunizante para o público alvo do reforço vacinal

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!