Paulo Anijar

Chef de cozinha contemporânea com experiência em gastronomia francesa, italiana, confeitaria, panificação e gastronomia molecular. Faz dupla societária com a chef Ilca Carmo no Restaurante Santa Chicória, atuando em eventos e consultoria para restaurantes. Utiliza ingredientes regionais com técnicas variadas e aplicáveis às necessidades dos clientes.

Loja de Qjo Artesanal

Dani e Thiago formam um casal completo, que propagam e pregam o consumo de queijos de altíssima qualidade

Paulo Anijar

Há dois anos tive a felicidade de descobrir a primeira loja de queijos artesanais, em Belém! O leite e seus derivados são um dos ingredientes mais versáteis na cozinha.

A complexidade dos queijos me faz apreciar a diversidade dos brasileiros, que têm características únicas, principalmente pela iniciativa de quem trabalha arduamente com este produto, cujo mercado é completamente injusto e dificultoso.

(Divulgação)

Nossas normas de controle para produção de laticínios são retrógradas, implementadas apenas para os grandes produtores e acabando com a qualidade e personalidade dos produtos.

Vale muito à pena assistir um documentário na Netflix chamados "Cooked", que explica a obrigatoriedade dos microorganismos para o queijo. É "mágico" entender a importância de cada componente para se obter o resultado desejado.

Aí existem os "heróis" - produtores e empresários - que acreditam no ideal, em se tornarem representantes e distribuidores desses queijos.

(Divulgação)

Nesse caso é preciso destacar quem está por trás da loja Qjo Artesanal de Belém: Dani e Thiago, que acreditaram em destacar apenas queijos nacionais de alta qualidade e pesquisar queijos da nossa região, mas fugindo da estrela solitária, o queijo do Marajó.

É lindo ver dedicação, estudo e pesquisa para mostrar a Belém que temos queijos tão bons quanto os franceses, italianos e holandeses - e o melhor, rodando por todo o Brasil.

O profissionalismo dos dois é singular. Dani morou na Espanha e Inglaterra, comendo e aprendendo sobre o mundo dos queijos não industrializados; Thiago se especializou em processo, maturação e produção dos queijos "inexplorados". Esta soma formou um casal completo, que propaga e prega o consumo consciente de queijos de altíssima qualidade.

Queijos maturados com cerveja, alecrim, vinho tinto, cachaça, e premiados internacionalmente, como tulha e gorgonzola brasileiro, este um dos queijos condecorados com notas máximas no exterior - e disponíveis na loja.

(Divulgação)

Lembrando que a produção desses queijos são totalmente artesanais, a variedade é rotativa, e toda vez que eu vou na loja, descubro produtos novos.

A loja fica no interior da Fox Vídeo, na Travessa Dr. Moraes, entre as avenidas Conselheiro Furtado e Mundurucus. Funciona de terça a sexta (15:00 às 21:00) e aos sábados (9:00 às 21:00).

Paulo Anijar
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!