Paulo Anijar

Chef de cozinha contemporânea com experiência em gastronomia francesa, italiana, confeitaria, panificação e gastronomia molecular. Faz dupla societária com a chef Ilca Carmo no Restaurante Santa Chicória, atuando em eventos e consultoria para restaurantes. Utiliza ingredientes regionais com técnicas variadas e aplicáveis às necessidades dos clientes.

A feira orgânica

Espaço mantido por cooperativas é itinerante e funciona nas praças Brasil e Batista campos

Paulo Anijar

Faz mais ou menos três anos que eu descobri a feira orgânica de Belém. Inicialmente, minha principal necessidade era conseguir ingredientes frescos e variados, como as plantas alimentícias não convencionais (PANCS), ervas, frutas e hortaliças frescas de altíssima qualidade e, além de tudo, realmente orgânicas .

Uma das barracas que atendeu minhas expectativas e continua em funcionamento até hoje é a barraca do Seu Nazareno e Dona Jeanira, que possuem um terreno voltado para agricultura familiar, próximo de Santo Antônio de Tauá.

É um lugar lindo, com igarapés incríveis, mata fechada, um riacho e um lago com águas negras, onde o mergulho é proibido. De acordo com a comunidade, essas águas escodem poraquês, cobras e jacarés, ou seja, niguém chega perto.

Mas voltando à barraca, o que impressiona é a diversidade de produtos cultivados pelo casal. Além de ingredientes básicos da mesa do paraense, Nazareno e Jeanira aceitaram plantar outros produtos que eu sugeri, o que me fez enxergar o potencial nos produtos cultivados e comercializados por eles.

Os dois têm tudo para conseguir um destaque absurdo, e nossa função é ajudar quem trabalha da forma correta. Eles vendem produtos magníficos, com durabilidade superior aos produtos de supermercados e, inclusive, já ganharam destaque nos programas Globo Repórter e Globo Natureza, onde demonstraram todo o respeito que têm pela terra, trabalhando para mantê-la sem pesticidas ou agrotóxicos.

A cooperativa do Campo Limpo, próximo de Santo Antônio do Tauá, estimula o respeito pela terra e o cuidado que devemos ter com o campo.

Vale à pena visitar e fazer suas compras.

FUNCIONAMENTO

Praça Brasil, Umarizal - Quartas e sábados pela manhã

Praça Batista Campos, Batista Campos - Sábados pela manhã

Paulo Anijar
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!