CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MAIS LIBERAL

Sob coordenação do Departamento de Marketing do Grupo Liberal, aborda os temas relacionados à economia, negócios, tecnologia, comportamento e áreas afins. Publicação aos domingos, terças e quintas. A coluna recebe sugestões pelo e-mail maisliberal@oliberal.com.br.

Papo Liberal, marketing digital e evento de tecnologia

Mais Liberal

PAPO LIBERAL

A Mais Liberal conversou com Lyana Bittencourt, diretora executiva do Grupo Bittencourt, com mais de 20 anos de know-how em expansão e desenvolvimento de franquias e redes de negócios no Brasil e no exterior. Ela fala sobre o ambiente de negócios no cenário atual e as expectativas para o futuro. Confira.

A pandemia trouxe novos consumidores on-line e intensificou as compras para os que já eram adeptos ao e-commerce. Isso representa uma ameaça para os negócios físicos?

De forma alguma. Desde antes da pandemia, o caminho era o de integração entre os canais e de complementaridade. Muitas empresas já estavam trilhando essa jornada que só ficou mais clara com o cenário atual. Aquelas que ainda não haviam se atentado para a necessidade de integrar canais e proporcionar uma experiência fluida para o consumidor acabaram aprendendo com o fechamento das lojas. O on-line acaba fortalecendo o físico por ampliar as possibilidades de alcance da marca, além de possibilitar que a empresa atenda o cliente de acordo com o que ele achar mais conveniente – seja on-line, seja físico ou, ainda, uma forma híbrida.

Qual o poder das redes sociais como ferramenta de vendas neste momento?

As redes sociais foram, de alguma forma, a salvação de muitas empresas, que acabaram se beneficiando da rede de relacionamento pessoal das equipes de vendas para conseguir alcançar os compradores. Consumidores que antes não se sentiam confortáveis em fazer compras on-line tiveram na modalidade - e, muitas vezes, via rede social e links pelo WhatsApp - sua única forma de manter as recomendações dos órgãos de saúde e o abastecimento de suas casas. E olha que efeito colateral positivo e permanente no comportamento do consumidor.

Como o mercado tem se comportado no retorno ao consumo? Que estratégias as lojas e empresas devem adotar?

Com cautela. Tivemos algumas situações inusitadas como filas em shoppings e corrida às compras, mas foram exceção. As marcas vão precisar ganhar novamente a confiança do consumidor. Fazê-lo se sentir confortável em visitar o ponto de venda, mesmo com o risco de contaminação e com as restrições impostas. Não há como dizer que a experiência de compra não foi prejudicada, isso de fato aconteceu e agora passa também pelos cuidados com a saúde e novas formas de se relacionar. O que podemos ver é que há uma tendência de que as regras de flexibilização do comércio só sejam definitivamente relaxadas para os patamares do cenário antes da pandemia quando houver, de fato, uma vacina e as pessoas puderem ser imunizadas.

Que mensagem você deixa para os empreendedores?

Resiliência é a palavrachave. Ser resistente e persistente para permitir que o negócio perdure no pós-crise. Muitas vezes, é no meio de uma crise que descobrimos nossas maiores forças e capacidades de reinvenção. Agora é hora de repensar o negócio e fazer um realinhamento geral na forma de atuar e de atender o consumidor. Podemos sair dessa crise mais fortes e melhores.

NOVA UNIDADE

Pronta para receber mais de 2 mil alunos, a Estácio inaugura, em breve, um centro educacional dentro do Shopping Metrópole, em Ananindeua. O campus funcionará como polo de Ensino Digital (EaD) nas áreas de Gestão, Pedagogia, Engenharias e Saúde e com os cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Gestão de RH e Sistemas de Informação. A expectativa é oferecer 11 novos cursos em 2021. 

NAS ONDAS DA SOLIDARIEDADE 

Nesta semana, o Spotify anunciou a expansão para a América Latina do recurso que permite aos artistas se cadastrarem para receber auxílio financeiro dos fãs. A ferramenta havia sido lançada pelo streaming em abril, mas apenas para Estados Unidos e Reino Unido. 

NAS ONDAS DA SOLIDARIEDADE II

Por aqui, a iniciativa será desenvolvida com o Mercado Pago e a fintech de pagamentos digitais PayU. Os músicos interessados podem cadastrar seu perfil em ambas as empresas parceiras e conectá-lo à sua página na plataforma de áudio. O Spotify espera impactar 77 mil artistas na América Latina, sendo 27 mil do Brasil.

INCENTIVO

Abertas, até 20 de setembro, as inscrições de projetos de patrocínios para 2021 realizados pelo Banco da Amazônia. Com aporte financeiro de R$ 3,20 milhões, a instituição vai financiar iniciativas culturais, sociais, esportivas, ambientais e a realização de congressos e exposições na Região Norte. Todos devem apresentar vertente que favoreça a sustentabilidade amazônica. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de toda a Amazônia Legal. Ao todo, são três editais, disponíveis em bancoamazonia.com.br.

MARKETING DIGITAL

Angélica Carvalho, publicitária e mestre em Marketing, lançou, em Belém, a Clínica do Marketing Digital, com soluções para empresas e empreendedores alcançarem melhores resultados nas redes sociais. Com conceito inovador, realiza diagnósticos dos perfis nas mídias e “prescreve” estratégias para atingir o público desejado, com maior engajamento e crescimento nas vendas do cliente.

AGORA TAMBÉM VIA E-COMMERCE 

A Kopenhagen Belém acaba de lançar o seu site oficial de vendas: kopenhagenbelem.com.br. Por meio da plataforma, é possível adquirir todos os produtos da marca, exceto os itens de consumo da cafeteria, e recebê-los no conforto de casa. Vale para toda a Região Metropolitana da capital. Dependendo do horário da compra, a entrega é feita no mesmo dia ou no seguinte.

image Reprodução

START AMAZÔNIA

É o nome do evento realizado por comunidades de tecnologia e inovação e startups com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e convergir estratégias e políticas públicas dos ecossistemas na região. Será nos próximos dias 13 e 14 e contará com palestras, painéis e exposição de startups e empresas inovadoras. Tudo de forma on-line e gratuita. Entre os temas em pauta, educação, empreendedorismo, ambiente de negócios digitais e sustentabilidade. Inscrições em em ticketphone.com.br/ site/evento/-/653.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS LIBERAL