Ismaelino Pinto

Jornalista e colunista de O LIBERAL. Comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de críticos de cinema do Pará. MBA em Jornalismo, videomaker e produtor cultural.

Portrait ARTE PARÁ 2019: O Pássaro de uma Asa Só – Melodrama - Fantasia, obra inédita de Walda Marqu

Ismaelino Pinto

Pé do ouvido “Em nosso país a vulgaridade é um título, a mediocridade um brasão” (Machado de Assis)

O arte Pará e a Amazônia... O Arte Pará 2019 potencializa a arte que se faz na Amazônia e vem com duas mostras sugeridas pelo consultor do projeto, Paulo Herkenhoff. Na mostra curada por Nina Matos, o feminino ganha destaque e mapeia o universo de diversas artistas em dois séculos, mostrando empoderamento na vida e na arte. Em “Deslendário Amazônico”, curadoria de Orlando Maneschy com Keyla Sobral, repassa e celebra o pensamento do professor João de Jesus Paes Loureiro, que completa 80 anos, revisitando o imaginário do poeta com vasta produção artística, que vem contribuindo para a arte na região há décadas. Selo da Fundação Romulo Maiorana.

A cara de Belém: Nos 80’s, Edwaldo Martins, craque das letras e nascido em utubro, de Círio, por Luiz Braga. 

TIC - TAC

DOMINGUEIRA – Faça amor, não faça a guerra.

CÍRIO 1 - Este ano, a Berlinda virá ornada com 15 mil flores, trabalho feito com maestria por Paulo Morelli. Serão 98% de flores importadas e o restante da chamada “orquídea de Nazaré”, cultivada aqui, espécie que se adaptou ao nosso clima.

CÍRIO 2 - A Berlinda terá nuances e texturas diferentes nas duas grandes procissões: Trasladação e Círio. Terá ainda reforço na iluminação e para maior visibilidade, o carro base, que sustenta e conduz a berlinda, subirá cerca de 40 centímetros. O décor começa a ser montado na sexta, véspera da trasladação.

POUSO - Fafá já está entre as mangueiras junto com a entourage da Varanda de Nazaré.

CARNAVAL - Milton Cunha, o paraense comentarista de carnaval da TV Globo, desce no Val-de-Cães. Lança livro na Estação Gasômetro e vai palestrar sobre carnaval no Centro Israelita.

VOLTA - A Casa das 11 Janelas reabriu para visitação. Em seguida, virá o restô, com selo do chef Saulo Jennings, da Casa de Saulo, de Santarém; cafeteria, sorveteria e do lado de fora tacacá e bike foods.

HISTÓRIAS REAIS - Já circulando em festivais o documentário “O jirau da Hydro”, sobre o desastre ambiental em Barcarena.

ATÉ – Boas ideias, bons pensamentos, boas ações...

Ismaelino Pinto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!