Ismaelino Pinto

Jornalista e colunista de O LIBERAL. Comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de críticos de cinema do Pará. MBA em Jornalismo, videomaker e produtor cultural.

Paes Loureiro é o homenageado no Arte Pará 2019

ISMAELINO PINTO

Livre pensar “Temos a arte para não morrer da verdade” (Friedrich Nietzsche)

Arte para todos...

Abre hoje a trigésima oitava edição do Arte Pará, o salão idealizado pela Fundação Romulo Maiorana que se firmou como mais importante salão de arte plásticas do Norte. O Pará, ao longo dos anos, deteve papel significativo no cenário da cultura na região. Artistas de diversas linguagens vêm constituindo um cenário particular na Amazônia, o que contribuiu para que florescesse, aqui, expressões artísticas especiais que, graças a articuladores políticoculturais, passaram a adquirir visibilidade; constituindo conhecimento e ampliando o acesso à experiências estéticas ao público, atravessando o cotidiano e ganhando os mais diversos espaços, dos mais populares aos lugares específicos, como os museus. Antecedendo o Círio, o salão faz narrativas e diálogos com a grande festa religiosa que invade a cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará. O escritor e poeta João de Jesus Paes Loureiro é um dos homenageados do salão. O Arte Pará abre hoje no Museu do Estado, sete da noite, com entrada franca.

Senhora da floresta: Nazaré Pereira, amazônica, por Estúdio Tereza e Aryanne. 

QUASE LA

– Quinta, a antessala do final de semana e de Círio de Nazaré.

LA VEM A CORDA!

- Hoje a cidade já começa aquele intenso clima ciriano que invade corações e mentes.

SALVE ELE 1

– De noite, tem a festança de aniversário do Cosanostra, 33 anos como o bar mais charmoso da cidade, cenário de muitas e tantas histórias, de uma intensa ebulição notívaga e palco de momentos memoráveis de três gerações que frequentam o endereço mais fervido da Benjamim Constant.

SALVE ELE 2

- A fauna notívaga, digamos assim, que frequenta o Cosa, como é carinhosamente chamado, festeja a data em grande estilo, aproveitando o ritmo da Mangueirosa que é frenético neste período ciriano. Começa 8 da noite e termina quando o sol raiar. Vai ferver feito Sonrisal!   

SALVE ELE!

- Celebrando idade nova no domingo de Círio, Antonio Carlos Coelho Martins. Comemora entre os mais chegados.   

VEM DANÇAR COMIGO?

- Hoje tem “Meu coração é brega”, show ciriano com Fafá e convidadas. No palco Alice Caymmi, Duda Beat e Viviane Batidão. Tudo no refrigerado da AP. Selo Bis.

CIRIANDO

- Cada vez mais o Círio vai incorporando novas bossas. No Famiglia D’Italia, cantores líricos do Teatro da Paz se apresentam entre os comensais. Além de um menu específicos com todas as típicas, o hino Lírio Mimoso é cantado nas apresentações.

BARRADOS

- O Brasil não integra a lista de 49 países que poderão emitir o visto de forma eletrônica para entrar na Arábia Saudita.

ATÉ

– Como diz a Tia Cândida, amesandada no Cosanostra: “Quando o malte corre solto, a língua e outras coisas soltam”

Ismaelino Pinto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!