Ismaelino Pinto

Jornalista e colunista de O LIBERAL. Comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de críticos de cinema do Pará. MBA em Jornalismo, videomaker e produtor cultural.

Marcela Lima entre tramas e franjas luxuosas

Ismaelino Pinto

TODAS AS MARIAS DO BRASIL

o documentário “Fevereiros” com Maria Bethânia está impregnado de brasilidades. A história da cantora nascida no recôncavo baiano, é um microcosmo do Brasil real: fraterno, sincretizado por diversas matizes, tolerante e rico culturalmente. Por mais que siga o clássico formato da entrevista com imagens de arquivo, busca uma faceta bastante específica da cantora: sua religiosidade. É a partir dela que inicia a jornada por Santo Amaro, sua cidade-natal, em busca de referências de infância que vão do catolicismo ao candomblé, passando pelos ícones e a musicalidade que tanto a influenciaram. Tudo se funde e se constrói para reverenciar o país, onde Bethânia, é apenas um dos personagens. No meio de tantos embates de forças pra “destruir” esta diversidade, “Fevereiros” é a identidade que pulsa dentro de nós. Cartaz do Cine Libero. Corra!

TÚNEL DO TEMPO

Nos 50’s, o estilo de Celeste Frazão Coral (Acervo pessoal)

 

 

 

PÉ DO OUVIDO
“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor” (Vladimir Maiakosvsk)

PORTRAIT

Marcela Lima desfila a beleza rústica das fibras naturais combinada à leveza das franjas (Estúdio Tereza & Aryanne)

 

 

 

 

TICTAC

DOMINGUEIRA – Faça amor, não faça a guerra.

SAFARI - Desde janeiro, quando começaram as chuvas intensas, já foram capturadas mais de 15 cobras na zona urbana. A maioria delas da espécie sucuri.

NA ILHA - Hoje na Casa Cumbu tem Sunset com o discotecagem do dj paulista Formiga e Bernardo Pinheiro.

PELO MUNDO - O documentário “Amazônia Groove”, dirigido por Marco André Oliveira sobre música paraense, ganhou o prêmio de melhor fotografia do Festival South by Southwest, no Texas. Já esteve no Festival do Rio e agora vai encerrar o Festival de cinema brasileiro de Paris.

ORA POIS! - Em Portugal, novos reality shows provocam ebulição. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social está cheia de queixas contra os programas “Quem Quer Namorar Com Um Agricultor?” e “Quem Quer Casar Com O Meu Filho?”, por conta de altas doses de sexismo e preconceitos sociais.

TEATRO - A Secretaria de Cultura lançou edital de seleção para a 1ª Mostra de Teatro “Nilza Maria”, em homenagem a grande atriz paraense. Tudo até o dia 25.

PANE - Esta semana, depois de quase um dia inteiro fora do ar, o Facebook, Instagram e WhatsApp deixaram os internautas à beira de um ataque de nervos.

PLUS - Enquanto isso, em meio ao caos cibernético, digamos assim, o Twitter lançou função que torna mais fácil publicar fotos. 

ATÉ - Bons pensamentos, boas palavras e boas ações..

Ismaelino Pinto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!