Ismaelino Pinto

Jornalista e colunista de O LIBERAL. Comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de críticos de cinema do Pará. MBA em Jornalismo, videomaker e produtor cultural.

Críticos de cinema na votação dos melhores de 2019

Ismaelino Pinto

Livre pensar

“O cinema não tem fronteiras, nem limites. É um fluxo constante de sonho.” (Orson Welles)

Melhores do ano

Como é tradição, os críticos da Associação de Críticos de Cinema do Pará escolheram os melhores do cinema em 2019. Este ano, a escolha foi tranquila, considerando bons filmes que estiveram em cartaz nos cinemas comerciais e no circuito extra. O longa “Parasita” foi eleito o melhor filme do ano. Confira a relação completa:1) “Parasita”, de Joon-ho Bong; 2) “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles; 3) “Coringa”, de Todd Philips; 4) “Imagem e Palavra”, de Jean-Luc Godard; 5) “O Irlandês”, de Martin Scorsese; 6) “A Favorita”, de Yórgos Lánthimos; 7) “Satantango”, de Béla Tarr; 8) “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar; e empatados no nono lugar estão “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski; e “Era uma Vez em Hollywood”, de Quentin Tarantino.

Galeria 2: Reunião: Críticos de cinema na votação dos melhores de 2019: Pedro Veriano, Luzia Miranda Álvares, Marco Antonio Moreira, José Otávio Pinto, Vicente Cecim, Ismaelino Pinto, Francisco Cardoso e Fernando Segtowick. Por Renata Segtowick. 

VITRINE

QUASE LÁ – Quinta, a antessala do final de semana.

RUMO - Agora a cidade entra no movimento mais lento. A saída pelo aeroporto é frenética.

ORA, POIS - Os portugueses consumiram cinco mil toneladas de bacalhau na noite de Natal. Estima-se que 29% do consumo de bacalhau em Portugal ocorra na época natalina, segundo o Conselho Norueguês dos Produtos do Mar.

EDITAL 1 - O edital de incentivo à cultura do Banco da Amazônia selecionou 90 projetos. Quase 80% dos agraciados praticam outro tipo de cultura. Cultura animal, vegetal e de varejo.

EDITAL 2 - Tem patrocínio para exposição de bubalinos, feiras agropecuárias, hortas comunitárias, hortas escolares, seminários de turismo, seminários governamentais técnicos, e até uma feira que reúne os empresários supermercadistas da região.

EDITAL 3 - Nada contra o desenvolvimento desses setores. Eles são importantes, sim. Mas, contemplá- -los por meio de um edital que deveria incentivar a cultura artística e o esporte é um acinte com os artistas e atletas da Amazônia.

TELÃO - Vai abrir em Portugal a primeira sala de cinema com ecrã até às paredes laterais. Chama-se ScreenX e conta com uma tela de 270º, tudo para dar ainda mais destaque ao que está a ser visto.⠀

GRAU - Pioneiro na implementação do serviço de cirurgia robótica no Norte, o médico Francisco Pereira de Carvalho Junior recebeu os títulos de “Cidadão do Pará” e honra ao mérito, outorgado pela Assembleia Legislativa do Pará.

NOTÍCIA - WhatsApp é a principal fonte de informação dos brasileiros, aponta pesquisa.

LOCALIZANDO - O Facebook admitiu que rastreia usuários mesmo com a função desativada, mesmo quando a permissão não é concedida.

ATÉ – De Federico Fellini: “O cinema é um modo divino de contar a vida.”

Ismaelino Pinto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS