Ismaelino Pinto

Jornalista e colunista de O LIBERAL. Comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e Associação de críticos de cinema do Pará. MBA em Jornalismo, videomaker e produtor cultural.

Amazônia Oriental

Ismaelino Pinto

Livre pensar

“Ao erguemos a vista, não vemos fronteiras” (Provérbio japonês)

Amazônia  oriental...

O Consulado Geral do Japão em Belém reuniu convidados pra celebrar o aniversário do Imperador do Japão. Este foi o último ano que as homenagens foram para o atual imperador, Akihito, que abdicará no final de abril de 2019.

O Trono do Crisântemo passará então ao seu primogênito, o príncipe Naruhito. A família imperial tem como regra a impossibilidade de que as mulheres ascendam ao trono ou mantenham seus direitos depois de casadas, o que pode causar uma crise sucessória, o que abre a discussão sobre mudanças no Trono do Crisântemo.

A festa aconteceu no Salão karajás, com buffet de culinária oriental, degustação de vinhos japoneses e painéis fotográficos do cotidiano da família real que mantem a tradição e laços forte com o Pará, já que 2019 será comemorado os 90 anos de imigração japonesa na Amazônia.

Makiko Akaó, Miguel Chikaoka, Ana Catarina e Antônio Carlos. (Divulgação)

Consul Keiji Hamada, Iuji Ikuta, presidente da Associação Pan Amazônia Nipo Brasileira e o secretário de saúde, Vitor Mateus. (Divulgação)

Taiko Hamada, consulesa, e Keiji Hamada, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém. (Divulgação)

Flávia Medeiros e Edith Piqueira (Divulgação)

Ismaelino Pinto