CINENEWS

Marco Antônio Moreira

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Stanley Kubrick, Agnès Varda, Spike Lee e Zhang Yimou nas indicações do MAM

Confira também as cotações dos filmes "De Olhos Bem Fechados", "A Última Noite" e "A Árvore do Amor"

Marco Antonio Moreira

“De Olhos Bem Fechados”

“De Olhos Bem Fechados” de Stanley Kubrick completa 20 anos de lançamento em 2019. Para comemorar essa data e provocar outras interpretações, a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) promoverá Sessão Cult (Cine Líbero Luxardo), no sábado, dia 06 de julho, às 14h30min. É o último filme de Kubrick, diretor que deixou belo legado cinematográfico para estudos e reflexões com filmes como “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968). “De Olhos Bem Fechados” é resultado de projeto antigo de Kubrick e é obra polêmica ao mostrar crise conjugal de um casal que aparentemente mantém bom relacionamento. Tom Cruise e Nicole Kidman surpreendem com boas atuações. “De Olhos bem Fechados” teve uma das filmagens mais longas do cinema. Kubrick iniciou produção em 1996 e faleceu pouco depois de exibir a primeira cópia do filme, em 1999. O filme tem todos os elementos comuns ao trabalho de Kubrick: boas atuações e excelentes trilha sonora e fotografia É um trabalho enigmático com tema instigante que envolve mistérios e desejos das relações humanas. Merece revisão. Não perca.

Veja:

“Varda por Agnès”

Agnès Varda é uma das maiores cineastas do cinema. Com obra relevante e talento reconhecido, Varda faleceu este ano aos 90 anos e deixou um trabalho inédito que certamente merece atenção, “Varda por Agnès”. A obra é, segundo diversos críticos cinematográficos, um filme-testamento da diretora. Aclamado no Festival de Berlim, o filme chega ao Brasil pela distribuidora Imovision. Autora de obras sensíveis como “Cléo de 05 às 07”, “As Duas Faces da Felicidade”, “As Praias de Agnès” e “Visages, Villages” entre outros títulos, Varda foi cineasta premiada que deixou legado de olhares humanistas sobre a sociedade e cotidiano. Muitas vezes, ela apontou caminhos de (re) descobertas para uma sociedade melhor e, felizmente, podemos seguir, de certo modo, seus olhares pelos seus filmes que são imortais. “Varda por Agnès” é o lançamento da semana e está em exibição no cine Líbero Luxardo.

Veja:

“A Última Noite”

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) faz homenagem ao cineasta americano Spike Lee. Semana passada, o polêmico “Faça a Coisa Certa” (1989) mostrou sua atualidade temática e provocou bons debates. Na segunda-feira, dia 08, “A Última Noite” será exibido para ser (re) descoberto. É um dos melhores filmes de Lee. Um filme “noir” colorido com história que permite várias leituras políticas e humanas sobre personagem que busca algum tipo de redenção antes de ser preso. Atuação de alto nível de Edward Norton. A exibição acontecerá no cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes), às 19h, com entrada franca e debate após a exibição.

Veja:

“A Árvore do Amor”

O cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará) exibira o belo “A Árvore do Amor" do cineasta chinês Zhang Yimou. O filme foi produzido em 2010 e com sensibilidade e emoção apresenta a história da jovem Jing. Ela é enviada para o campo para passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural no país e se envolve com frustrações e preocupações até encontrar uma forte paixão. O diretor Zhang Yimou é autor de ótimos filmes. No início de sua carreira, dirigiu filmes independentes como “Amor e Sedução” e, posteriormente, realizou grandes produções como “O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói”. É um bom diretor e merece atenção. “A Árvore do Amor" será exibido no dia 09, às 19 h, com entrada franca. O cine SINDMEPA fica na  Boaventura entre Generalissimo Deodoro e 14 de março.

Veja:

Cotações

“De Olhos bem Fechados” - ★★★★★

Direção: Stanley Kubrick. Último filme do genial cineasta Stanley Kubrick. A intimidade de um casal é exposta numa história sobre realidades, fantasias, sonhos, delírios e mistérios. Atuação admirável de Tom Cruise e Nicole Kidman em um filme que merece estudo e debate.

“A Última Noite” -  ★★★★

Direção: Spike Lee. Um filme “noir” com personagens angustiados em busca de explicações sobre suas trajetórias com brilhante direção e roteiro. Elenco perfeito com atuação primorosa de Edward Norton.

“A Árvore do Amor”-  ★★★★

Direção: Zhang Yimou. Sensibilidade no uso da linguagem cinematográfica à serviço de uma história humana que nos lembra de valores básicos da humanidade: empatia, solidariedade e amor.

Excelente  ★★★★★

Muito Bom  ★★★★

Bom  ★★★

Razoável  ★★

Fraco  

 

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!