Marco Antônio Moreira

CINENEWS

Presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA; mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino (UFPA, IESAM, CAIANA FILMES, SESC, EMATRA, FIBRA e Casa das Artes) e coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Crítico de cinema na revista Troppo (O Liberal) e apresentador do programa Atualidades Cinematográficas (Rádio Liberal AM).

Animação da Pixar e filme sobre Van Gogh são os destaques da semana

Confira as críticas de Marco Antonio Moreira na coluna Cine News

“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”

A Pixar Animation mudou a história do cinema de animação a partir dos anos 1990. Outras perspectivas de produção e concepção surgiram a partir de filmes como “Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Wall-E”, “Um – Altas Aventuras” e “Monstros S/A”.

A Pixar conseguiu equilibrar alta qualidade de forma (animação) e conteúdo (roteiro) em seus filmes e criou um padrão de qualidade que é reconhecido por grande parte do público e crítica. E a cada lançamento de nova produção cria-se uma boa expectativa sobre o que pode ser proposto pela equipe Pixar.

“Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” é seu novo lançamento. O filme mostra a história de dois irmãos elfos, Ian e Barley Lightfoot, que recebem uma varinha mágica para ressuscitar seu pai por um dia, mas o feitiço não funciona como esperado e o pai regressa apenas da cintura para baixo, deixando os adolescentes com um par de calças que “falam” e tem que encontrar outro objeto mágico para convocar a outra metade do pai.

A partir desta situação, segundo críticos que assistiram ao filme, o roteiro consegue criar entretenimento e reflexão sobre a relação dos irmãos com pai falecido, entre outras questões. A versão original tem as vozes de Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Tom Holland (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) e Octavia Spencer (A Forma da Água). Com direção de Dan Scanlon e produção de Kori Rae, equipe de “Universidade Monstros” (2013), “Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica” é o melhor lançamento do circuito comercial. Vale conferir!

“Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível”

O documentário revela  a jornada que levou dois cineastas a realizar um projeto quase impossível ao criar o primeiro longa-metragem totalmente pintado do mundo pela obra do grande artista Van Gogh no filme “Com Amor, Van Gogh” lançado em 2017.

 “O Amor chega Tarde”

O filme retrata a vida de um imigrante austríaco que vive nos Estados Unidos e trabalha escrevendo contos. Ele está prestes há completar 80 anos, mas sente que sua vida está apenas começando.

Um dia ele vai de trem a uma palestra e no caminho incorpora o principal personagem de sua última criação literária. A partir de então, realidade e imaginação se misturam definitivamente. O filme está em exibição no cinema Olympia em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo.

Projeto “Cinema e Música”

Este projeto tem como um dos objetivos a exibição de filmes silenciosos com acompanhamento musical do pianista Paulo José Campos de Melo em uma homenagem  e valorização dos filmes realizados até a criação do cinema sonoro. Este mês será feita uma homenagem  à cineasta Alice Guy Blanché, pioneira na arte.

Diretora, roteirista e produtora francesa teve carreira longa e prolífica, chegando a dirigir um estúdio na era pré-Hollywood. É comumente reverenciada como a primeira cineasta e roteirista de filmes ficcionais. Nesta terça, dia 10, no cinema Olympía, serão exibidas as primeiras produções da cineasta a partir das 18h30 com entrada franca.

Marco Antônio Moreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS