CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Paysandu adere recurso para melhorar a concentração das atividades em campo

Carlos Ferreira
fonte

Papão vai entrar na era do mindfulness no futebol

Os grandes clubes do mundo potencializam a força mental dos seus atletas com o mindfulness, um estado mental de controle das emoções e da capacidade de concentração, originado de práticas meditativas orientais. O Paysandu adere a esse recurso de treinamento mental com a contratação do especialista Paulo Klautau, doutor em atenção plena, que vai trabalhar junto com um psicólogo na comissão técnica. 

O despreparo psicológico foi uma das razões do fracasso do Papão na Série B. Com essa constatação, o clube resolveu investir na capacitação mental dos seus profissionais, a começar pela comissão técnica, como declarou à coluna o presidente Ricardo Gluck Paul.

 

 Competência mental em time de massa

Um clube de massa como Paysandu ou Remo, com tanta pressão sobre os atletas, não pode desprezar os recursos da psicologia. Este ano o Papão chegou a ter até 34 profissionais na comissão técnica e nenhum psicólogo. Agora vai além, com Paulo Klautau e as técnicas do mindfulness, cuja tradução é atenção plena. O Leão Azul também sofreu com perturbação psicológica na Série C e se ajustou com sessões de coaching. Para 2019 já contratou o psicólogo Jairo Vasconcelos.

          Competência mental é vital em qualquer atividade produtiva, especialmente no futebol, pela grande carga emocional, e mais ainda em clubes de grande torcida. No futebol cada dia mais nivelado pelo rendimento físico, a competência mental vem fazendo a diferença nas conquistas.     

                

BAIXINHAS

* Mesquita (anos 70/80) e Paulo Sérgio (anos 80/90) são os dois ex-jogadores que vão abrir a série Delação Premiada na versão virtual desta coluna, segunda-feira, no oliberal.com. A delação que fizer maior sucesso com os internautas vai levar prêmio. Histórias de bastidores, revelando fatos que mudaram jogos, campeonatos, carreiras....

* É critério de desempate na eleição do Melhores do Ano qualquer voto que o atleta receba em outra posição. Foi assim que o azulino Fernandes venceu o bicolor Guilherme Santos na lateral esquerda. Fernandes recebeu voto também como volante. Ele vai disputar o Campeonato Cearense pelo Ferroviário. 

* Série C com intercâmbio mais desgastante, mas não menos interessante para Remo e Paysandu no grupo de Juventude, Ypiranga, São José/RS, Boa Esporte, Volta Redonda, Luverdense, Tombense e Atlético/AC. No grau de dificuldade não há grande diferença para o grupo do Nordeste. É o maior tempero para nós paraenses é o Re-Pa, apimentado como sempre.  

* Melhores do Ano, votos de Carlos Fellip (oliberal.com): Vinícius; Nininho, Mímica, Diego Ivo, Guilherme Santos; Renato Augusto, Dedeco, Rodriguinho; Gabriel Lima, Cassiano e Felipe Marques. Técnico: João Nasser Neto. Craque: Cassiano. Revelação: Gustavo. Fechada a votação de jornalistas e radialistas do Grupo Liberal, a coluna apresenta a seleção do ano no próximo domingo.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA