CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Os olhos fechados do futebol paraense e o calendário feito no escuro

Carlos Ferreira
fonte

Clubes fecham os olhos para o amanhã

Já chegou para o Bragantino uma realidade que espera por Remo, Paysandu e outros 14 clubes da Copa Verde: a certeza de apenas mais dois jogos no calendário. O time de Bragança só segue ativo em agosto se eliminar o São Raimundo de Roraima, nos próximos dias 24 e 31. Leão e Papão têm calendário garantido até 25 de agosto. Depois, se seguirem, entram nas fases de “mata mata”. A grande questão é o pós Série C, já que a Copa Verde está programada para terminar em novembro, com apenas seis rodadas em três meses. E os clubes fecham os olhos para esse amanhã que a CBF “planejou”. Vão chorar quando doer!

 

As datas de um calendário inviável

A Série C vai ter o “mata mata” do acesso nos dias 1º e 08 de setembro, a fase semifinal nos dias 15 e 22 do mesmo mês e a decisão do título nos dias 29 de setembro e 6 de outubro.

A Copa Verde vai ter Remo e Paysandu em campo a partir das oitavas, nos dias 7 e 14 de agosto, as quartas nos dias 4 e 11 de setembro, as semifinais nos dias 18 de setembro e 02 de outubro. As finais estão absurdamente programadas para 23 de outubro e 20 de novembro, num período em que a competição será única para os dois finalistas. Isso não poderia ser ignorado!

A legislação não permite que os clubes contratem jogadores por menos de três meses. No entanto, a CBF programa uma Copa Verde esticada, com eliminatórias simples, sem se importar com as conseqüências, enquanto clubes e federações silenciam. Obviamente, quando os clubes acordarem e se queixarem, a tabela será ajustada.   

 

BAIXINHAS

* Com sua tabela inviável, é óbvio que a Copa Verde vai mudar de espraiada para comprimida. O fechamento terá que ser antecipado. Só não dá para aceitar que a CBF anuncie uma tabela tão absurda e que clubes e federações silenciem. É um descaso completo. 

* Remo e Paysandu só podem se enfrentar nas semifinais, dias 18 de setembro e 02 de outubro, desde que ambos eliminem os dois primeiros adversários, tal como nas quatro primeiras edições. Essas datas seriam dentro do período de decisão da Série C. 

* Da dupla Re-Pa, quem chegar às fases decisivas da Série C e da Copa Verde com certeza vai "bamburrar". Seriam jogos para Mangueirão lotado e fechamento de temporada com as finanças arrumadas. 

* Como a Série C termina logo no começo de outubro e não sabemos se nossos clubes chegam até lá, mesmo com a tabela maluca da Copa Verde já é certo que teremos um vazio nos três últimos meses para o Leão ou para o Papão ou para os dois. Por que não a dupla Re-Pa na Segundinha com seus times sub 23? 

* Remo e Paysandu poderiam participar como convidados, fora da disputa do acesso, como ocorre na 2a divisão espanhola com Barcelona e Real Madrid, por exemplo. No final de 2018, quando foram confirmados como novos presidentes, Fábio Bentes e Ricardo Gluck Paul disseram gostar da ideia e prometeram estudar o assunto com carinho

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA