Carlos Ferreira

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro.

Jogadores paraenses são superiores em força e velocidade?

Carlos Ferreira

Quem, ao reprovar contratações dos nossos clubes, nunca bradou em defesa da prata da casa? Quem não manifestou descrença quando o seu time teve base regional? Afinal, é vantajoso ter base regional? Se é, quais seriam as vantagens?

Agora, profissionais credenciados pelo conhecimento científico e por longa vivência no futebol, elevam a questão do achismo para argumentos fundamentados. A fisiologia faz relação do nosso clima, pelo calor, pela alta umidade do ar e suor em demasia, com o rendimento físico dos atletas. Todas as pesquisas, avaliações e evidências mostram que atletas da região têm maior resistência de potência e que isso faz toda a diferença em campo, nesse futebol cada dia mais intenso.

Oliberal.com, pela coluna de Carlos Ferreira, levanta o debate e já apresenta, em áudios, os argumentos de Hélio dos Anjos, técnico do Paysandu, e de Erick Cavalcante observa, fisiologista do Remo, além da opinião do colunista.

  • Ouça abaixo a declaração de Hélio dos Anjos (Treinador):

  • Ouça abaixo a explicação de Eric Cavalcante (Fisiologista):

 

  • Ouça abaixo a conclusão do colunista:

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM COLUNAS E BLOGS